sexta-feira, 24 de junho de 2011

ZigBee Technology


                  ZigBee é um protocolo confiável para a comunicação sem fio (wireless) entre dispositivos eletrônicos, com baixa potência de operação (baixo consumo de energia),  baixa taxa de transmissão de dados para aplicações de controle e monitoramento, entre 250Kps e 750Kps, e  custos reduzidos de implantação. A tecnologia ZigBee foi criada para poder ligar pequenas unidades que necessitam efetuar troca de dados utilizando ondas de rádio no lugar de cabos.


Kit ZigBee

                  O padrão ZigBee pode ser  comparado, de certa forma,  às redes Wi-Fi e Bluetooth. O que a torna diferente é o baixo consumo de energia elétrica, o alcance reduzido (alcançando em torno de 50 metros em campo aberto) e as comunicações entre duas unidades poder ser repetida pelas unidades até atingir o destino final. Em outras palavras, as diferenças entre estes padrões são provenientes da arquitetura na qual eles foram desenvolvidos. Em aparelhos que utilizam Bluetooth os dispositivos são recarregados constantemente, como celulares e PDAs por exemplo. Em contra partida, no padrão Zigbee estes podem ser alimentados com pilhas comuns e a durabilidade das mesmas é acima de 2 anos.
Exemplo de transceptores ZigBee

                  A tecnologia ZigBee funciona em modo de rede transparente, onde todos os pontos podem receber dados e no modo criptografado, onde podem ser configurados alguns dados (nome de usuário, endereço na rede e os endereços que receberão dados e mensagens numa determinada seção). Atualmente existem no mercado módulos para comunicação com microcontroladores, com o PC e câmeras ZigBee.
Comunicação Zigbee

As principais aplicações do padrão ZigBee são:
-Automação e Controle Predial (Segurança, Controle de Acesso e Iluminação);
-Controle Industrial (gerenciamentos, controle de processos etc.);
-Periféricos para computadores (Teclado, mouse, manches de jogos etc);
-Controle remoto de equipamentos eletrônicos;
-Automação residencial e comercial.

Algumas aplicações do padrão ZigBee

Nenhum comentário: