quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Som 3em1 GXT-4545 Sanyo



Aparelho/Modelo: Som 3em1 GXT-4545
Marca: Sanyo
Defeito: Canal esquerdo com distorções
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
           De posse do diagrama esquemático do aparelho, medi as tensões nos terminais do integrado STK439 (saída de som) e verifiquei que havia discrepâncias de valores em relação ao esquema elétrico. Diante do defeito apresentado, desconfiei dos capacitores eletrolíticos ligados ao integrado da saída de som.
Com o aparelho desligado da rede, e com o auxílio de um capacímetro, descobri que C709 (47uF/35V) era o causador do problema, pois o mesmo apresentava fugas elevadas. Fiz a sua substituição e o aparelho voltou a reproduzir o som normalmente.


9 comentários:

Matheus H. de Paula disse...

Boa tarde Alexandre!
Cara, passei dias procurando uma solução, pois tambem possuo um aparelho destes(Sanyo GXT 4545K) e estou com um problema parecido. No meu caso a saída esquerda estava com o som horrível:baixo e chiando (mas as duas caixas estão funcionando perfeitamente), me falaram pra trocar o CI que resolveria, eu troquei e a saída agora nem da sinal de vida. Será que trocando esse capacitor meu problema será sanado?

Alexandre Nário disse...

Caro Matheus... Obrigado por participar do blog. Quanto ao defeito, acho que você comprou um integrado falsificado (no brasil se falsifica até remédios), pois os CI da família STK são muitos pirateados. Sugiro que você coloque o antigo integrado de volta e troque os eletrolíticos em torno da saída (troque sem testar mesmo, pois alguns capacitores só apresentam problemas quando em funcionamento). Boa sorte.

Lindomar Rigon disse...

boa noite amigos, tenho um destes, so que am não funciona, alguem pode me enviar por email, rigonlee@hotmail.com esquema eletrico desde ja eu agradeço...

Unknown disse...

Olá amigo seria possivel conseguir o manual de serviço do GXT4545 ?

Unknown disse...

Boa noite, Alexandre.
Tenho Um Sanyo GXT-4545K que apresenta problemas idênticos nas saídas como você descreve, só que o CI do meu é CTK4432. Além disso não enxerguei nenhum Capacitor igual ao descrito. Seria meu esquema, diferente?
Grato;

Unknown disse...

Quantos wats de potência tem por saída o sanyo4545
Alguém pode me dizer obrigado

Unknown disse...

Olá, Alexandre, obrigado por responder.
Potência máxima de saída =>40W +40W, RMS
Contínua 10% => 20W + 20W, RMS
MUSICAL (EIA) 40W + 40W
Resposta de frequência 50~20.000Hz
Impedância => 8Ohms

Grato;

Unknown disse...

Tenho um vcs 4545k o toca disco não gira.o que pode ser?

Unknown disse...

O meu fm nao funciona.
Queria o esquema ou dicas para consertar-lo.
Obrigado.