domingo, 5 de junho de 2011

USB

 

           USB (Universal Serial Bus)  trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, drives externos, modems, mouse, teclado, etc) ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo.  USB é uma especificação de comunicação entre dispositivos e um controlador de host , desenvolvido e inventado pela Intel. O USB começou a ser desenvolvido em meados da década de 90 por um grupo de sete empresas: Compaq, DEC, IBM, Intel, Microsoft, NEC e Nortel. 

          As portas USB destinam-se a facilitar a ligação entre dispositivos externos para computadores pessoais PC, dispensando uma infinidade de conectores dos computadores simplificando a configuração de software de todos os dispositivos conectados no USB, bem como permitir uma maior largura de banda para dispositivos externos.

simbolo USB
Antes desta norma USB, para configurar um dispositivo ligado a um computador, era necessário configurar os IRQs e/ou jumpers. Foi introduzido com esta norma o padrão "Plug and Play"(Ligar e Usar) que permite ao utilizador menos experiente ligar qualquer dispositivo sem necessidade de configuração adicional a nível de hardware.

Pinagem:

Nenhum comentário: