segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dica para reparação de ventiladores


             Com muita frequência aparece na minha oficina diversos ventiladores das mais variadas marcas e modelos (muitos 'made in China') nos quais, apesar do pouco tempo de uso, deixam simplesmente de funcionar. A prática constante com esse tipo de defeito revelou-me que o defeito é sempre o mesmo: o fusível térmico.
 Exemplo de fusíveis térmico encontrados em
 ventiladores.

              
            Um fusível térmico é um dispositivo de proteção que utiliza uma única ligação. Ao contrário do termostato que restaura-se automaticamente quando a temperatura cai, o fusível térmico baseia-se no funcionamento do fusível elétrico, ou seja, um dispositivo de uso único que não pode ser reposto e deve ser substituído por um novo quando falha ou é acionado. Um fusível térmico se vê mais útil, quando o aquecimento provocado, é um resultado de uma ocorrência rara, como uma insuficiência de um equipamento, por exemplo.
           Fusíveis térmicos são normalmente encontrados em aparelhos elétricos que geram calor, como secadores de cabelo e cafeteira ou em motores elétricos. Eles funcionam como dispositivos de segurança que interrompem a circulação de corrente, para o aparelho, caso o termostato não entre em ação, evitando assim que a temperatura atinga níveis altos, podendo evitar um principio de incêndio.
           Ao contrário de fusíveis elétricos ou disjuntores, fusíveis térmicos somente reagem a uma temperatura excessiva, ou até que o composto do fusível derreta, caso contrário o fusível não entrara em ação.

Fusível Térmico atuando na proteção de um ventilador

21 comentários:

Marcélio AtAÍDE disse...

oLÁ!

Este artigo foi muito útil! Obrigado.

Abraços!

Marcélio AtAÍDE

Anônimo disse...

JORGE FERREIRA ,,,, PRA MIM FOI MTO UTIL,, COMPREI UM NA LOJA DE ELETRONICA E MEU VENTILADOR JA ESTA FUNCIONANDO PERFEITAMENTE,, APOS TBM UMA LUBRIFICAÇAO

mario ferreira pimentel disse...

ok. também fiz a substituição e já está funcionado.

Unknown disse...

gostaria de ver um video de como trocar o fusivel termico obrigado

Unknown disse...

Olá .. no meu caso o fusivel termico quebrou as pernas de contato ... não encontrei outro do mesmo modelo nem parecido .... posso ligar direto sem o fusivel ? obrigado

Unknown disse...

Eu liguei direto e funcionou mas não sei as consequências ainda por isso estou inseguro

Unknown disse...

Queria saber se são tudo iguais ou cada um tem uma função porque eu não achei o mesmo do meu ventilador eu ia trazer outro e o cara falou que não é o mesmo àquele que parese uma bombinha

Anônimo disse...

a maoria dos motores pequenos são de 2 amperes eles varias de acordo com a potencia do motor

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

No caso de ventilador de mesa a maior ocorrencia sao os termostato,q como citado acima sao =<2A.peca preta bem pequena fica px.a emenda da bobina,amarrada com fita tipo herimans, tendo em vista q o correto e sbstituir a peca,pode da-se um jeito circuitando as extremidades(pernas) da peca tomando,O cuidado p n quebrar pois ai se complica,e se tirar a mesma o aparelho tem alteracao na rotacao,lembrando q se der um (jeitinho)o aparelho fica sem dispositivo de seguranca.

Unknown disse...

boa tarde, sobre o ventilador ventisol,fiz a troca do capacitor o mesmo nem deu sinal de vida, resolvi desmontar pra olhar se era algum fio solto da bobina, me deparei com um componente pequeno quadrado e nele tem a descrição C8 3A 250V, que fica entre o fio que sai pra fase e a bobina e estou desconfiado que possa ser esse o problema pois aparentemente esta queimado. gostaria de saber se posso ligar a bobina sem o componente referido anterior e qual a função dele no circuito? desde já agradeço...

Renato disse...

Boa noite.
Parabéns pelo blogue.
Tenho um arno turbo silencio(deve ser de 2013), mas não sei se tem o fusível térmico.
Acredita que tenha, sendo de 2012 ou 2013?
Obrigado.

Unknown disse...

Oi boa noite
Gostaria de saber quanto gastou , para este reparo. grata
Viviani_paris@live.com

Unknown disse...

Pode sim, o único problema é que o equipamento vai ficar sem proteção nenhuma.

Unknown disse...

To na mesma duvida. O meu não liga, não achei um capacitor aproximado ou igual. Desconfio q seja fusivel termico, e n queo capacitor esteja ruim, só q n acho o bendito fusivel

Unknown disse...

boa noite meu ventilador da tron quando esquenta a bubina ele para . o que pode ser .ja traquei o capacitor e nada.

Unknown disse...

Se ligar direto funcinara normalmente, porém seu equipamento e a segurança de sua residência estará desprotegida, se sobre aquece o motor acarretará um incêndio eletrico, pois o fusivel ė uma segurança e proteção contra aquecimento do motor

Unknown disse...

Internet vc acha, nao do mesmo mas a função é a mesma

Denis Medonho disse...

Também gostaria de saber mais detalhes sobre consertos de ventiladores, sempre tem ventiladores que na loja onde trabalho esta travando e colocam fora já fiz limpeza e lubrificação e funcionaram porém não dura muito tempo e travam denovo e ficam um cheiro de óleo queimado mesmo que coloque graxa ou vaselina sólida ou óleo de máquinas não coloco muito mas sempre o mesmo problema.
Agora estou com dois que estão com diferentes problemas... Um esta funcionando derrepente para é depois de um tempo volta denovo a funcionar e outro que travou e nao viram ele travado e não dá mais nem sinal.
Como posso resolver estes 3 problemas que acredito eu pelo que tenho buscado aprender e visto pela Internet que são os problemas... LUBRIFICAÇÃO forma correta de se fazer, AQUECIMENTO como solucionar o problema, e por último um quem pode ser QUEIMA DO CAPACITOR ou até mesmo QUEIMA DO FUSÍVEL TÉRMICO.
Sao ventiladores bons e com pouco uso não gostaria de botar fora sendo que posso arrumar e doar a quem precisa.
Quem puder me ajudar estarei aguardando.

Lorena disse...

obrigada pelas dicas, vou aplicar na hora de ir em uma loja de materiais eletricos zona norte sp excelente abordagem, recomendo

Jose Antonio disse...

Olá, o meu ventilador e mondial e tem uns 3 anos, ele trancou e queimou,limpei e lubrifiquei mas nao yem contato elétrico, fui direto no fuzivel, so que nao tem fuzivel a nao ser que esteja em outro lugar que nao no fio da bobina.