sábado, 11 de junho de 2011

Protocolo I²C

        
           O protocolo I²C (pronuncia-se I-quadrado-C), criado pela Philips para o Inter-Integrated Circuit é um barramento que permite a comunicação de dados entre dispositivos usando apenas dois fios. A sua principal função é melhorar a eficiência do hardware e minimizar a complexidade dos circuitos. Ele envia informações em série com uma linha de dados (SDA-Serial Data)  e uma para clock (SCL-Clock Serial) entre dispositivos ou estágios de um aparelho. Os dados são transferidos em ambas as direções até a taxa de 400kbits/s.
  
           O barramento I²C é muito utilizado, por exemplo, para conectar periféricos de baixa velocidade a uma placa mãe de computadores ou a um telefone celular. Hoje o protocolo I²C pela sua simplicidade tornou-se um padrão em comunicação e tem aplicação nos mais variados produtos , dentre eles: TVs , DVDs, Aparelhos de som, videogames etc. Em televisores, o exemplo mais prático é a comunicação entre o Tuner e o microprocessador, executando a sintonia e ajustes dos canais.

           Além do tuner (seletor de canais), outros controles que podem ser feitos via I²C em um televisor são : controle de volume , brilho , contraste , cor , nitidez , saturação (ajustes de fábrica se utilizam deste recurso) . Desta forma , os ajustes manuais (trim-pots, micro chaves, potenciometros, bobinas etc) já são considerados ultrapassados. Abrindo o esquema elétrico , você facilmente localiza as linhas SDA e SCL . Todos os ajustes necessários são feitos via menu de serviço, nos quais cada aparelho tem seu modo próprio de acesso a tais ajustes (que podem ser encontrados nos manuais de serviço dos fabricantes).

Nenhum comentário: