quarta-feira, 15 de junho de 2011

Memórias Flashs

        
         A memória do tipo flash é uma memória não volátil capaz de armazenar e preservar os dados por um longo tempo sem necessitar de alimentação elétrica. Essa característica a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis, tais como: 
-Pendrives;
-Cartões de memórias (SD e micro SD, por exemplo);
-Memory card de video games;
-Celulares;
-Câmeras digitais;
-Players de mídia com armazenamento interno (MP3 e MP4, por exemplo) ;
-Atuais Tablets e Ipods.

As atuais câmeras digitais usam memórias flash em substituição as antigas fitas magnéticas


           A memória flash é empregada, principalmente, para armazenamento rápido e fácil de dados em equipamentos como os citados acima. É mais usada como uma espécie de disco rígido que como memória RAM. Na realidade, a memória flash é considerada um dispositivo de armazenamento de estado sólido (sem componentes mecânicos ou móveis no seu interior).

Alguns exemplos de cartões de memória encontrados no comércio

 
          Por possuir uma arquitetura complexa os chips de memória flash ocupam pouco espaço e armazenam uma quantidade muito grande de dados. Pendrives, por exemplo, podem armazenar 8GB, 16GB ou mais, e ocuparem espaco de poucos centímetros.

Cartões de memória removíveis

          A Apple, em 2010, apresentou um computador que utilizam memória flash no lugar do disco rígido, sendo um dos primeiros laptops do mercado a utilizar memória flash como HD, tornando o computador mais veloz e confiável.

Computador Apple

Nenhum comentário: