domingo, 18 de dezembro de 2011

Opinião: o capacímetro, na prática, não serve para nada.


          Capacímetro

                  Capacímetro é um instrumento utilizado em eletrônica para medir a capacitância dos capacitores. A medição pode ser feita em capacitores comuns (cerâmicos, poliesters etc) e eletrolíticos. Mas nos dias atuais, devido ao número cada vez maior de circuitos críticos nos mais variados tipos de aparelhos, ocasionados geralmente pela necessidade de tais circuitos operarem em frequências elevadas (as fontes chaveadas são exemplos clássicos), um capacímetro qualquer não consegue detectar com eficiência o real estado de um capacitor.
                 O problema é que existem outros fenômenos e parâmetros nos capacitores que os capacímetros não conseguem detectar, dando a falsa impressão que o componente se encontra em perfeito estado e o técnico reparador ao fazer a troca do capacitor o aparelho voltar a funcionar normalmente.
                 Os dois principais parâmetros que afetam os capacitores e que os capacímetros não consegue medir são:

ESR- A ESR é a resistência em série que existe nos capacitores e se comporta como um resistor em série e altera o funcionamento do circuito, ocasionando as mais diversas falhas em um aparelho eletrônico.  A ESR não apresenta alterações físicas visíveis ao capacitor e pode ser detectada com a aferição com um equipamento especial importado: o medidor de ESR (no mercado brasileiro não existe equipamento que possa medir a ESR). A ESR é diretamente proporcional a tensão de trabalho (quanto mais alta for a tensão de trabalho do capacitor mais alta será sua ESR).  A elevação da ESR altera o desempenho de circuitos sintonizados, fontes chaveadas, circuitos de deflexão, circuitos amplificadores de vídeo etc .

Medidor de ESR importado
Absorção Dielética (A/D) - a absorção dielética é uma pequena carga residual que sempre existe no dielétrico dos capacitores. Dependendo do seu valor  poderá afetar de forma significativa o desempenho de alguns circuitos críticos como fontes chaveadas ou etapas nas quais os capacitores trabalham com frequências muito altas. 

Resumindo: quando o técnico reparador desconfiar de um capacitor e o mesmo estiver com o valor de sua capacitância correto e, mesmo assim, o defeito persistir, não pense duas vezes:  troque o capacitor mesmo sem testar, pois em se tratando de capacitores tudo pode acontecer.

5 comentários:

Miguel disse...

Desse jeito vamos sair trocando os capacitores que achamos estar com problemas!!
Por exemplo, tenho uma placa fonte de um monitor lcd, na saida de alta tensão tem 4 capacitores e ai?
Abraços

Anônimo disse...

Troca os 4 fica mais barato trocar os 4 imediatamente do que voce gastar horas de testes e ainda sim ficar na duvida (tempo é dinheiro) meu amigo.

ask filosophy disse...

O capacímetro serve para identificar capacitores SMD, do tipo cerâmico e alterações em capacitores de outros tipos. Testa eletrolíticos grandes de fontes de amplificadores(potência) alimentadas por transformadores. E algumas outras utilidades.Mas o medidor de ESR mesmo do tipo analógico é o melhor auxiliar para reparação isso sem dúvida.è preferível ter um medidor de Esr do que um capacímetro.

Unknown disse...

Capacimetro e multímetro são as mesmas coisas
Pode tirar minhas dúvidas?

fotografiaefilmagem disse...

Não, multímetro mede variados tipos de corrente e resistência,capacímetro apenas a capacitância, medida que não tem no multímetro.