sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tecnologia Bluetooth

         
          A tecnologia  Bluetooth é uma especificação industrial que permite uma comunicação de curto alcance entre dispositivos (computadores, smartphones, ipods, iphones, tablets, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras, consoles de videogames  etc), utilizando sinais de rádio frequência não licenciados. Com isso, é possível fazer com que dois ou mais aparelhos troquem dados através de uma aproximação entre eles.



         O Bluetooth apresenta baixa potência elétrica que permite a transmissão de informações entre equipamentos compatíveis com a tecnologia. Para isso, é necesário uma compatibilidade de hardware e software para permitir a comunicação entre os diversos tipos de aparelhos. A transmissão de informações é feita através de ondas de rádio, utilizando o menor consumo de energia possível , permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam próximos (dentro do raio de alcance). A velocidade de transmissão de dados no Bluetooth pode atingir taxas de até 24 Mbps.

           Existem vários produtos ativados por Bluetooth, como os citados acima. A tecnologia Bluetooth torna-se muito útil quando é necessária uma transferência de dados entre dois ou mais aparelhos que estão perto um do outro ou em outras situações onde não é necessária alta taxa de transferência. O Bluetooth é comumente usado para transferir dados para/de celulares ou transferir dados entre computadores de bolso (transferência de arquivos).

Nenhum comentário: