domingo, 19 de junho de 2011

RFID: Identificação por RádioFrequência

        

                RFID (radio frequency identification – identificação por radiofreqüência) é uma tecnologia que usa a freqüência de rádio para captura de dados. Essa tecnologia é composta de equipamentos (leitores, antenas) e tags (etiquetas) que se comunicam através da radio frequência enviando informações através de um software para o usuário. Atualmente existem vários métodos de identificação, mas o mais utilizado é o que armazena um número de série (código de barras, por exemplo), que identifique uma pessoa, um objeto ou outra informação, em um microchip. 

Exemplo de etiqueta eletrônica (tags).
              A tecnologia RFID faz a captura automática dos dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas (tags, RF tags, transponders etc), que emitem sinais de radiofreqüência para leitores que captam estas informações. Essa tecnologia veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
Exemplo de um leitor de tags

               É uma tecnologia que pode ajudar a diminuir desperdício, evitar roubos, simplificar a logística e aumentar a produtividade. Uma grande vantagem  dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficaz.

Nenhum comentário: