domingo, 5 de junho de 2011

Aprenda as diferenças entre telas LCD, LED e Plasma

 
         O artigo fala das principais características de cada tipo de TV além de compara-las estabelecendo as vantagens e desvantagens de cada uma.

LCD- é uma tela fina usada para exibir informações, como texto, imagens e vídeos. É usado em monitores para computadores, televisores,  painéis de instrumentos (multímetros, osciloscópios etc) e outros dispositivos, que vão desde cockpit de aeronaves e carros de fórmula 1, displays em computadores de bordo de automóveis, a dispositivos de utilização diárias, tais como leitores de vídeo, dispositivos de jogos, relógios, calculadoras e telefones. Algumas telas possuem a função touchscreen.
LED- é um semicondutor fonte de luz. LEDs são usados como luzes indicadoras de mudança em muitos dispositivos, e são cada vez mais utilizada para iluminação . Apresentado como um componente eletrônico, os LEDs no início emitia luz de baixa intensidade na cor vermelha, mas as versões modernas estão disponíveis através do visível , ultravioleta e infravermelho e até com alto brilho. As modernas telas de diversos aparelhos são fabricadas com a tecnologia LED. É a tecnologia mais avançada no mercado hoje, pois supera em qualidade as telas LCD e Plasma.

PLASMA- é um dispositivo baseado na tecnologia de painéis de plasma (PDP, Plasma Display Panel), que foi aprimorada na última década para o mercado da televisão de alta definição (HDTV). O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres (plasma) contidos em minúsculas células revestidas por fósforo. Televisores de plasma têm tela totalmente plana e estão disponíveis em tamanhos até 150 polegadas, com resoluções até 2000p. Apresentam excepcional reprodução de cores e são fabricados na proporção widescreen. São painéis finos, de volume bastante reduzido em comparação aos tubos de raios catódicos (TRC) e retroprojeção com área de tela equivalente. Está caindo em desuso após a chegada das tecnologias LCD e LED.

Nenhum comentário: