terça-feira, 21 de junho de 2011

Tecnologia 3D

TV Philips 3D ready
TV Philips modelo Quad Full Autosteroscopic 3D HD

             O mais novo objeto de desejo entre os entusiastas por tecnologia é a realidade virtual em 3D. A sensação da realidade em três dimensões (profundidade, distância e tamanho)  está se tornando a bola da vez na tecnologia e, para um futuro muito próximo, os maiores fabricantes de eletrônicos prometem revolucionar o mundo do entretenimento. Na realidade, a terceira dimensão não existe,  é apenas uma ilusão do nosso cérebro, que gera uma sensação de visão em 3D.

            Empresas como a Philips, Sony, Panasonic, Samsung, LG e Mitsubishi mostraram alguns protótipos de TVs especiais com capacidade 3D em que dispensam a necessidade dos antigos óculos 3D.
Mitsubishi 840 DLP (Foto: Divulgação)          
            TV Mitsubishi 3D 840 DLP Home Cinema

            O grande segredo desses equipamentos está nas telas de cristal líquido (LCD). A combinação de lentes especiais com uma maior frequência de frames de imagens, resulta  a projeção de uma imagem que é captada pelo olho humano como sendo em terceira dimensão. A projeção 3D simula a visão do olho humano e tanto na captação quanto na projeção é preciso duas imagens para simular os olhos esquerdo e direito e compor uma única imagem.  Na televisão 3D são geradas duas imagens ao mesmo tempo, que vistas através de uma lente (no próprio cristal líquido) fazem com que o cérebro perceba apenas uma única imagem, criando a ilusão da terceira dimensão. O futuro promete. Depois das TVs, os próximos a ganhar telas 3D serão os tablets, ultrabooks, celulares, smartfones, iPods etc. é só aguardar.









Nenhum comentário: