terça-feira, 21 de junho de 2011

DSPs

 
           DSPs (Digital Signal Processor -  processamento digital de sinal) são circuitos integrados  especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio, vídeo etc, podendo ser  em tempo real ou não. Uma característica do DSP é sua alta velocidade comparada a outros microcontroladores.

 
Circuito impresso com dispositivo DSP

            Um DSP pode ser programado em vários tipos de linguagem. Cada família de DSP tem sua própria linguagem, compilador adequado e suas próprias ferramentas de desenvolvimento fornecidas pelo fabricante. As aplicações mais usuais em que se empregam DSP são o processamento de áudio e vídeo, controle e automação de dispositivos  que requeira o processamento em tempo real. Em outras palavras, O DSP é um componente programável, que armazena seu próprio código de instruções. Cada empresa que fabrica o seu DSP cria também o seu ambiente de desenvolvimento  próprio para aquele tipo de chip, tornando a manipulação do microprocessador muito mais fácil e rápida.
 
Pedal elétrico com DSP

            A arquitetura de um processador de sinal digital é otimizado especificamente para processamento de sinal digital. A maioria também suporta algumas das características como um processador de aplicações ou microcontrolador, uma vez que o processamento de sinais raramente é a única tarefa de um sistema.

 
Exemplo de aplicação dos DSPs

Nenhum comentário: