sábado, 30 de julho de 2011

Recurso técnico #01

  
             A dica proposta neste artigo tem como objetivo oferecer subsídios para o técnico poder desativar a proteção que muitos televisores de tubo de raios catódicos utilizam para desligar de forma automática todo o aparelho no caso de uma pequena alteração no circuito RGB. Se os níveis de RGB não estiverem balanceados em alguns segundos após ser acionada a alimentação, este erro será detectado pelo microprocessador acionando a proteção de BLK INF. Neste caso o micro não libera os sinais de RGB, desligando o televisor ou ficará ligada mas não aparecerá nenhuma imagem.

              Os sinais de RGB que saem do micro após serem amplificados pelos respectivos amplificadores, seguem para os catodos do tubo de imagem. Quando o tubo envelhece a corrente de catodo tende a diminuir, mudando a temperatura de cor e conseqüentemente, o balanço de branco. O circuito de balanço de branco automático, utiliza o sinal do pino de BLK durante o apagamento para verificar qual é a corrente residual (tela escura) e, se notar diferença em relação ao valor ajustado na fábrica, ele altera a polarização DC da saída de RGB afim de manter a temperatura de cor constante.
Procedimento - primeiro desligue o fio na placa do tubo qie leva a informação BLK IN (que vem do micro), depois solde três diodos 1N4148 com cada anodo nos pinos RGB e os catodos todos unidos e ligados ao fio que leva a informação BLK IN. A figura abaixo mostra o recurso técnico utilizado.  A modificação evitará que o técnico troque o tubo de imagem.



  


Nenhum comentário: