sexta-feira, 22 de julho de 2011

Discos Rígidos e suas especificações


                Os HDs são dispositivos essenciais para qualquer computador e na hora da compra os usuários só pensam na capacidade de armazenamento do disco rígido (normalmente em gigabytes). Na realidade existem outras especificações dos discos rígidos  que são muito importantes. Mas os termos usados pelos fabricantes são um pouco complicado. Ao comparar as especificações técnicas de um HD com a de outro semelhante, o usuário poderá descobri que um HD pode possuir grandes vantagens em relação ao outro. A questão é entender o que quer dizer os termos técnicos. O presente artigo irá mostrar de forma bastante didática algumas especificações dos discos rígidos de forma a facilitar a sua escolha na hora da compra.

A interface - é que o tipo de controladora que o disco rígido usa. Nos dias de hoje os HDs são classificados em dois grupos com relação à sua Interface, o padrão IDE/ATA e o padrão SCSI. Os HDs com a interface SCSI possuem melhor desempenho que os no padrão IDE. Normalmente quando um novo HD aparece no comércio os fabricantes têm que melhorar a taxa de transferência da Interface. Uma Interface rápida com HD lento não tem como prejudicar o desempenho do HD, mas o contrário, isto é, uma interface lenta com um HD rápido, acaba com o desempenho do mesmo.
Fator de forma - Especifica as dimensões físicas de um HD. Atualmente a maioria dos discos rígidos têm largura de 3,5 polegadas. Mas também existem os drives de 2,5 polegadas de largura e ultra finos. Estes tipos de drives são encontrados  em Netbooks e Notebooks.

Densidade - É a concentração de informação no material magnético do disco. Assim, quanto maior for a densidade de um disco, maior será a capacidade deste disco de armazenar dados. A densidade de um HD é definida pela quantidade de informação que pode ser armazenada em uma trilha do mesmo. A densidade afeta o desempenho do HD, pois quanto maior for a quantidade de dados contida em um espaço do disco, mais informação será lida pela cabeça de leitura do disco em menos tempo. Isso vai aumentar a taxa de transferência do HD. Desta forma podemos dizer que um HD com maior densidade e menor velocidade de rotação pode sim ser mais rápido que um disco rígido com velocidade de rotação maior, mas com menor densidade.
Velocidade de rotação dos discos - é o número de rotações por minuto que os discos magnéticos do HD podem alcançar. Nos dias atuais os discos rígidos IDE/ATA chegam a 7200 e até a 10000 rpm. Já os discos no padrão SCSI costumam ter maiores valores para velocidade de rotação, chegando a 10000 e até a 15000 rpm. Com a rotação elevada, estes HDs atingem temperaturas muito elevadas no interior do gabinete. Este calor pode prejudicar o funcionamento do HD e até do microcomputador como um todo. Aconselha-se a utilização de refrigeração especial aos HDs no caso destes discos rígidos mais rápidos.

Capacidade - é a especificação que os usuários escolhe primeiro em um HD. Todos querem o maior disco rígido possível. Neste caso devemos verificar se o BIOS da placa-mãe consegue reconhecer a capacidade total do disco rígido. Placas-mãe mais antigas possuem BIOS que têm problemas para reconhecer HDs maiores. (este tipo de problema só ocorre com discos no padrão IDE). Isto porque o padrão SCSI exige uma controladora específica que possui a capacidade de definir corretamente as características de capacidade de quaisquer discos rígidos SCSI que estejam conectados à ela.

Tempo de acesso - Quanto menor for o tempo de acesso de um HD menor será o tempo gasto para recuperar os dados armazenados neste dispositivo. O menor tempo de acesso é obtido pelas trilhas mais próximas ao local onde as cabeças do disco rígido ficam em estado de espera. Existem vários programas medidores de desempenho que conseguem verificar o tempo médio de acesso de um disco rígido.





Nenhum comentário: