quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fontes de computadores


             Os computadores necessitam de uma fonte de alimentação para poderem funcionar. A maioria das fonte de alimentação converte a tensão alternada da rede elétrica em tensão contínua (polarizada) exigida pelos circuitos do PC. As fontes podem ser ligadas na rede de 110 ou 220 volts, bastando mudar a chave situada na parte traseira da fonte. Normalmente, um erro na posição da chave (tensão errada) acarretará a queima de alguns componentes da fonte, parando de funcionar todo o computador.
            As fontes encontradas no comércio possuem várias capacidades de potência (medida em watts). Quanto maior for a potência em watts de uma fonte mais equipamentos e periféricos poderão ser alimentados por ela. Geralmente os PCs possuem fontes em torno de 300 Watts ou mais. Esta potência é mais que adequada para a maioria dos equipamentos que compõe o computador. Mas, em muitas situações, é necessário utilizar uma fonte de alimentação com maior potência elétrica.

            A maioria das fontes que acompanham os computadores encontrados no comércio nacional é de baixa qualidade, infelizmente. Geralmente os fabricantes dessas fontes mentem a respeito da potência real. Normalmente uma fonte de 400 watts nem chega a 200W. E a conseqüência disso é que a fonte pode queimar, levando junto processador, memória RAM, placa mãe, disco rígido etc.
              Fabricantes de marcas reconhecidas internacionalmente sempre equipam seus micros com fontes de boa qualidade e potência adequada. Mas quem vai comprar um micro montado ou de um fabricante desconhecido deve exigir uma fonte com potência REAL e de boa qualidade. Essas fontes encarecem o preço do PC, mas raramente queimam, protegendo o investimento feito no computador.
             Antigamente os computadores utilizavam fontes de alimentação  num padrão chamado AT. Hoje praticamente todas as fontes seguem o padrão ATX. As fontes ATX fornecem energia para a placa mãe, mesmo quando o micro está desligado. Por isso, recomenda-se desconectar o micro da tomada quando for necessária a instalação de alguma placa de expansão em uma placa mãe no padrão ATX. Atualmente o padrão ATX, também chamado de ATX12V, está na especificação 2.2. Assim, se alguém está pensando adquirir uma fonte de alimentação nova para o micro, procure por uma que seja do padrão ATX versão 2.2. Siga essas dicas que o leitor não terá problemas no quesito alimentação para o seu micro.



Nenhum comentário: