domingo, 31 de julho de 2011

Memristor



               Durante muito tempo nunca se pensou numa tecnologia que viesse de forma efetiva e eficiente substituir a memória RAM dos computadores. O desempenho das memória RAM nunca foi problema em relação aos outros componentes (processador, placa mãe, disco rígido etc). As placas de memórias RAM evoluíram de forma apropriada, sempre de acordo com os novos processadores que surgiam no mercado.


                As memórias de computadores sofreram evoluções ao longo dos tempos. E se você já tem alguma de experiência com computadores, talvez se lembre da época das memórias DRAM, SRAM, SIMM, DIMM, EEPROM, SDR e outros padrões que antecederam o DDR. E nem mesmo o último patamar da memória RAM permaneceu estagnado. Atualmente os módulos mais comuns já são do tipo DDR3, substituindo a segunda geração do padrão DDR.

               Contudo, a memória RAM tem seu limite, o qual deve ser atingido em pouco tempo. Pensando nisso, a HP deu o primeiro passo no desenvolvimento de memristores. Usando técnicas de nanotecnologia, construíram uma matriz de memristores num finíssimo filme de dióxido de titânio. O memristor é considerado o quarto componente eletrônico passivo (os outros são o resistor, o capacitor e o indutor). A ideia é introduzir esse quarto elemento da eletrônica para substituir as memórias RAMs e até os dispositivos de armazenamento (o que significa que até os SSDs podem estar com os dias contados). Tal componente é uma junção entre a capacidade resistiva dos resistores e a memorização das memórias.
               Não há previsão para a revolução do memristor, contudo, é certo que ele é uma das grandes apostas para a próxima década. O desenvolvimento da tecnologia também depende do interesse de outras empresas. A HP vem mantendo o projeto, (esses componentes já estão sendo desenvolvidos para aplicações em memórias nanoeletrônicas e arquiteturas de computadores neuromórficos) mas se alguma fabricante decidir se aliar, pode ser que o memristor chegue aos computadores antes do esperado.

Nenhum comentário: