sábado, 17 de dezembro de 2011

Absorção dielétrica


                Quando um capacitor é descarregado rapidamente através de um curto-circuito entre seus terminais, a carga deveria ser nula após a descarga ou remoção do curto. Mas normalmente ainda permanece uma pequena carga residual devido à polarização do dielétrico. Isso pode afetar de forma significativa o desempenho de alguns circuitos críticos como fontes chaveadas ou etapas nas quais os capacitores trabalham com frequências muito altas. O fenômeno da eletrização residual de um dielétrico no capacitor ficou conhecido como absorção dielétrica  e foi estudado por diversos cientistas do século 19.

Gráfico ilustrando o comportamento teórico das correntes elétricas de absorção e reabsorção de um capacitor. 

                Na prática, a absorção dielétrica (A/D) irá ocasionar um retardo na transferência da carga armazenada e o tempo de atraso depende do tipo de dielétrico utilizado no capacitor. É obrigatório em circuitos críticos, manter o mesmo tipo de capacitor recomendado pelo fabricante, ou seja : cerâmicos, Poliéster, Tântalo etc. Não troque um capacitor cerâmico por um de poliester, por exemplo.  

              
                É importante saber que tanto o valor da capacitância quanto a ESR (resistência série equivalente)podem estar dentro de seus valores padrões, e a relação A / D (absorção dielética) fora das tolerâncias desejáveis para o componente e para o circuito. Portanto, quando o técnico reparador estiver com um capacitor dado como perfeito e, mesmo assim, o defeito persistir, eis mais uma dica:  troque o capacitor mesmo sem testar, pois em se tratando de capacitores tudo pode acontecer.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

A absorção dieletrica pode trazer algum benefício para os circuitos eletrônicos?