terça-feira, 23 de agosto de 2011

QR code

 

             QR code (acrônimo do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional (em 2D) que pode ser escaneado pela maioria dos celulares modernos que têm câmera fotográfica. Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica e irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO.

             Alguns jornais e revistas, por exemplo, passaram a utilizar o código QR em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do conteúdo impresso ao dispositivo móvel  (para o usuario ter acesso a informações extras atraves do seu celular).
             É necessário instalar um software de leitura para QR Code no celular. Na internet, em alguns sites de busca, está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares. É um aplicativo gratuito que transforma uma imagem estranha em informações na telinha do seu aparelho celular.

            A leitura de um código QR não é complicado. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em segundos, o programa irá mostrar o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.

Nenhum comentário: