sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Processadores magnéticos


          Cientistas ligados ao desenvolvimento de altas tecnologias estão pesquisando a criação de processadores magnéticos. Essa tecnologia revolucionária irá mudar muitos aspectos dos atuais processadores encontrados nos computadores. A principal mudança está no modo de atuação dos processadores magnéticos. Eles não necessitam de elétrons para realizar operações, e o armazenamento e o processamento de informações são realizados com ímãs. A lógica é simples: os polos nortes e sul do ímã são os 0 e 1 da informática.

            Em recente experiencia, cientistas utilizaram nanomagnetos de 200 nm (nanometros) para fabricar uma memória magnética. Os resultados foram muito positivos e comprovam que é viável usar a computação magnética para construir processadores e memórias, bastando apenas evoluir o processo de fabricação dos componentes e encontrar uma maneira dos transistores entenderem as informações.
           Um protótipo experimental de processador magnético comprovou que um modelo básico poderia ser cem vezes mais rápido que os modelos convencionais atuais. Os componentes magnéticos ainda devem dissipar um mínimo de calor (visto que não há movimentação de elétrons). Essa revolução não tem previsão para acontecer, mas em torno de 20 anos deve ser tempo suficiente para o amadurecimento e aplicação do magnetismo nos computadores e equipamentos portatéis.

Nenhum comentário: