domingo, 16 de outubro de 2011

Teste para portas USB

 simbolo USB





Com alguma frequência aparecem portas USB que não funcionam. Na maior parte dos casos, falhas podem produzir danos nos dispositivos USB que se vão ligar ao computador. Isto é, a ligação de um dispositivo externo USB a uma porta com ligação deficiente pode queimar definitivamente o dispositivo que pretendemos ligar. Para evitar avarias acidentais e testar as portas na saída da montagem existe um dispositivo simples de construir que evita danos maiores. Monte o circuito abaixo e teste o aparelho em qualquer porta USB dos computadores.



testador para USB
Interpretação dos LEDs do aparelho:
-Ao encaixar o circuito na porta USB o LED verde fica aceso e o amarelo pisca 3 vezes: A polarização está certa, o computador tenta comunicar com o dispositivo de teste;
-LED amarelo aceso: Erro nas ligações internas à motherboard, verifique as ligações;
-LED vermelho aceso: Erro na polaridade, possivel troca entre o Power e o GND, neste caso não ligue nada à porta, pode danificar o equipamento ligado.
-Todos os LEDs apagados: A porta está sem alimentação ou os cabos estão mal ligados internamente, não ligue nenhum equipamento à porta até verificar as ligações internas.

2 comentários:

Seed CRF12 disse...

Sei que é bem antigo esse post, mas se puder ou ver esse comentário, mostra aí o projeto com todas as explicações das ligações, queria fazer um assim igual ao seu...Obrigado.

Seed CRF12 disse...

Sou leigo em eletrônica, gostaria de saber qual o resistor tenho que usar e como fazer as ligações. Obrigado.