sábado, 15 de outubro de 2011

Reparando fontes lineares

Exemplo de fusível térmico
            Esta dica vale somente para fontes lineares, isto é, não-chaveadas, e para dispositivos simples como torradeiras, ventiladores, liquidificadores, etc. Se a sua fonte é linear com entrada de 110V, foi ligada em 220V e parou de funcionar, ainda existe uma  chance de que possa ser consertada .

Fonte linear comum
           Com a caixa da fonte ainda fechada o diagnóstico de "queimada" já é indiscutível, porque medindo com um multímetro os terminais de entrada dava circuito aberto.
           O primeiro indício de que a fonte pode ser consertada: Entre os terminais 1 e 2 o circuito está aberto, mas entre 2 e 3 existe uma resistência típica de primário de transformador. Abrindo cuidadosamente o plástico do transformador com um estilete o reparador encontrará um fusível térmico aberto. O objetivo dele é proteger o circuito contra incêndio, abrindo permanentemente o circuito caso a temperatura passe de um determinado valor.

          Agora você tem duas opções para solucionar o problema: Substituir o fusível por outro equivalente ou Curto-circuitar os terminais do fusível soldando um fio entre eles e evita ligar a fonte em tensão errada novamente.

Nenhum comentário: