domingo, 29 de janeiro de 2012

O projeto Kinect



            O Kinect é  um projeto desenvolvido pela Microsoft para seu videogame Xbox360. O projeto tem o objetivo de criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.

              Atualmente a Microsoft trabalha na integração da tecnologia do Kinect em laptops. Com isso, os usuários podem não só curtir jogos controlados pelo movimento como navegar pela interface Metro do sistema com gestos, da mesma maneira que utilizam a dashboard do Xbox 360. Além disso, portáteis com a tecnologia podem oferecer uma nova maneira para deficientes físicos interagirem com seus dispositivos.
             A Microsoft não irá fabricar os equipamentos, mas sim licenciar a tecnologia do Kinect para fabricantes de hardware, assim como já faz com o Windows. A empresa também deve permitir que desenvolvedores contribuam para as inovações possíveis com o sensor.

             Caso os planos da empresa se concretizem, será mais um passo na expansão da tecnologia de detecção de movimentos para os computadores. Na CES 2012, a empresa anunciou a chegada do Kinect ao Windows no dia 1º de fevereiro. Com isso, a Microsoft planeja lançar atualizações de software para permitir o controle das funções da máquina por voz e o rastreamento de movimentos específicos.

sábado, 21 de janeiro de 2012

TV em cores CCE HPS-2002

Aparelho/modelo: televisor HPS-2002
Marca: CCE
Defeito: totalmente inoperante
Autor: Alexandre J. Nário
Relato:
          Diante do defeito apresentado pelo o aparelho, verifiquei as tensão nas saídas da fonte (secundário do transformador chopper). As tensões 115V, 16V e 8V estavam todas normais. O próximo passo foi verificar o estágio horizontal, setor que apresenta um índice muito alto de falhas em relação a outros estágios. Ao testar os principais componentes do horizontal, encontrei o transistor driver Q401 (MPSA42A) com pequenas fugas entre o emissor e coletor. Feita a substituição do transistor por outro original, o televisor voltou a funcionar novamente.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Transistor de saída horizontal original e falsificado

Menu secreto do Playstation 3



Abaixo temos o procedimento para acessar o menu secreto do PS3:

1- Pressione e segure o botão que liga o console (power);
2- Espere até que toque um bip curto seguido de dois bips rápidos;
3- Solte neste momento o botão e terá acesso ao menu

As seis opções são:

1. reiniciar sistema;
2. restaurar as configurações padrão;
3. restaurar ficheiros de sistema;
4. reconstruir base de dados;
5. restaurar o sistema PS3;
6. atualização de sistema.
Use o joystick para escolher a opção que desejar.

domingo, 15 de janeiro de 2012

TV CCE HPS-1407S com a imagem serrilhando


Aparelho/modelo: televisor  HPS-1407S
Marca: CCE
Defeito: Imagem serrilhando
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
             Ao ligar o aparelho notei que a imagem apresentava em toda a tela linhas brancas pulsantes (efeito veneziana). Abri o televisor e partir para o setor vertical. Defeitos deste tipo geralmente é ocasionado pelo resistor que fica em paralelo com o bobina defletora vertical (yoke) alterado ou aberto. Retirei o resistor R307 (330 ohms) do circuito e, ao testa-lo, encontrei-o completamente aberto. Fiz a sua troca e, ao ligar o aparelho, a imagem voltou a aparecer normalmente.



 Observação:  O efeito veneziana se manifesta na tela do televisor quando há defasagens entre os sinais enviados pela a emissora e os sinais do receptor de TV. Este defeito é causado pela linha de atraso de croma ou por algum componente relacionado a ela. Também pode ser falha no chaveamento dos sistemas PAL/NTSC.