sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os FPGA's


 
       O FPGA é um Chip muito usado para o processamento de dados digitais. É um dispositivo que pode ser programado de acordo com as aplicações do usuário (programador). O FPGA é composto basicamente por três tipos de componentes: blocos de entrada e saída, blocos lógicos configuráveis e chaves de interconexão.

        A grande maioria dos Circuito Integrado que encontramos em nosso dia-a-dia, circuitos que acompanham televisores, celulares, tablets e muitos outros já vêm todos pré-programados, isto é, com as suas funcionalidades todas definidas no ato de fabricação. Surgiu então uma categoria nova de hardware reconfigurável, o qual têm as suas funcionalidades definidas exclusivamente pelos usuários e não pelos fabricantes. Dentre uma grande gama de hardware reconfigurável podemos destacar o Arranjo de Portas Programável em Campo FPGA (Field Programmable Gate Array)
        Atualmente no mercado podemos encontrar três tipos de FPGA’s, onde cada um terá melhor desempenho dependendo da aplicação para a qual o mesmo será utilizado. Os três tipos são:
  • RAM Estática: FPGA na qual suas conexões entre as portas são feitas entre blocos lógicos por meio de portas de transmissão ou multiplexadores controladas por células SRAM. Tem como vantagem a possibilidade de ser rapidamente configurada, porém exige hardware externo auxiliar que deve ser montado junto com os blocos lógicos.
  • Transistores de Passagem: Essa é uma opção mais barata que a opção de RAM estática, composta por uma grande concentração de transistores que são configurados em modo de corte ou modo de condução.
  • EPROM/EEPROM: Baseada na tecnologia de criação de memórias EPROM/EEPROM. Sua principal vantagem é permitir a reprogramação sem que se precise armazenar a configuração externa.

Nenhum comentário: