quarta-feira, 2 de maio de 2012

LabVIEW

 

            O LabVIEW (Laboratory Virtual Instrument Engineering Workbench) é uma linguagem de programação gráfica desenvolvida pela empresa National Instruments. Os principais campos de aplicação do LabVIEW são a realização e o desenvolvimento de aplicações de teste, medição, automação e controle. A programação é feita de acordo com o modelo de fluxo de dados, o que oferece a esta linguagem vantagens para a aquisição de dados e para a sua manipulação.

             Os programas em LabVIEW são chamados de instrumentos virtuais ou, simplesmente, IVs. São compostos pelo painel frontal (o painel frontal do LabVIEW é um meio confortável para construir programas com uma boa interface gráfica), que contém a interface, e pelo diagrama de blocos, que contém o código gráfico do programa. O programa não é processado por um interpretador, mas sim compilado. Deste modo a sua performance é comparável à exibida pelas linguagens de programação de alto nível. A linguagem gráfica do LabVIEW é chamada "G". Devido a esta experiência, engenheiros e cientistas podem rapidamente, e com ótimo custo/benefício, interagir com hardware para medição e controle, analisar dados, compartilhar resultados e distribuir sistemas.
             Os dados podem ser ligados ao Painel frontal através de manipuladores. Por exemplo, a inserção de números pode ser dependente de um manípulo e uma variável de saída booleana pode ser realizada por um LED colocado no painel.
Vantagens: A apresentação gráfica dos processos aumenta a facilidade de leitura e de utilização. Uma grande vantagem em relação às linguagens baseadas em texto é a facilidade com que se cria componentes que se executam paralelamente. Em projetos de grande dimensão é muito importante planejar a sua estrutura desde o início (como acontece nas outras linguagens de programação). Por um lado, é confortável programar sem código: mas não se deve esquecer que no LabVIEW é muito importante planejar muito bem o projeto antes de se passar à realização dos IVs. Portanto, os principais benefícios do LabVIEW incluem: ambiente gráfico e intuitivo para programação, funções para medição e análise, possibilidade de execução em multiplataformas e dispositivos embarcados.
Desvantagens: Pequenas mudanças podem ocasionar profundas reestruturações do programa, uma vez que sempre que se insere um novo bloco é necessário voltar a ligar os fios e os símbolos para restabelecer o funcionamento. Para evitar confusões de linhas é habitual introduzir mais variáveis do que aquelas que são estritamente necessárias, diminuindo-se assim a velocidade de programação e contrariando-se, de algum modo, o modelo de fluxo de dados.

Nenhum comentário: