sábado, 3 de março de 2012

Joysticks do Atari e do Playstation

            O Videogame Atari 2600 e alguns outros aparelhos antigos, usavam josticks onde os contatos iam diretamente para o conector do console, mas o playstation tem joysticks com uma configuração diferentes. Eles não possuem os contatos conectados diretamente, mas sim pelo conector é feita uma comunicação serial, com protocolo próprio e através de microcontrolador, para se transferir todos os comandos do vídeogame para o joystick.

            Depois de algumas pesquisas muito interesantes na internet, principalmente em sites de língua inglesa, descobri que os dados entre o console e o joystick são transferidos em 8 bits, com dado válido no edge de subida do clock, onde temos dois dados:
1-Sinal DATA: Sinal de saída de dados serial do controle;
2-Sinal COMMAND: Sinal de entrada de dados do controle
            Além do 'popular' CLOCK, temos também o sinal ATT, que deve ser levado a nível baixo durante a requisição de comunicação pelo vídeogame ao controle.
            Com funções lógicas desenvolvidas em linguagem C é possível consegui fazer uma função que faz a leitura do controle e adaptar o seu joystick de Playstation para ser usado no console Atari 2600. Pesquise na internet que o leitor encontrará muitos materiais referente ao assunto e exemplos detalhados.




  

Nenhum comentário: