Duas novas técnicas de trabalho muito usadas atualmente no mundo da eletrônica, o reballing e o reflow são procedimentos de soldagem de componentes eletrônicos de invólucro BGA (Ball Grid Array) encontrados nos recentes aparelhos de consumo, como , por exemplo, TV LCD, smartphones, tablets, vídeo games, notebooks etc.
O reballing, ou reball, trata-se da total remoção das esferas de solda antigas (localizadas por baixo dos chips BGA) e substituição por novas, que preferencialmente devem ser soldas com chumbo. Nesta técnica, o chip é retirado da placa PCI, todo resto de solda antiga tanto no chip como na placa são removidos e novas esferas são recolocadas. Esta técnica deve ser executada apenas por técnicos altamente capacitados e com equipamentos específicos. Assegura-se praticamente 100% de sucesso quando efetuada da maneira correta.
Resumindo: Surgem dois novos tipos de técnicas para solucionar estes problemas: o Reflow e o Reballing. O reflow não é tão indicado, pois consiste em somente aquecer o componente BGA, chegando no ponto de fusão da solda, e resfriando o mesmo, fazendo assim, uma “reciclagem” da solda. Este procedimento, com certeza, não resolve de vez o problema. Um fato é certo: em poucos meses, o aparelho voltará a apresentar o mesmo defeito. Já o Reballing é a técnica mais indicada. Consiste em fazer a substituição das 'bolinhas' de solda do chip BGA. Ao fazer o reballing, deve-se colocar as novas esferas de solda e realizar a soldagem com equipamentos adequados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário