A fabricante chinesa Lenovo anunciou recentemente a compra da CCE, numa operação que
pode alcançar 700 milhões de reais e que está inserida em estratégia para tomar
da Positivo Informática a liderança do mercado brasileiro de computadores
pessoais nos próximos três anos.
O valor base da aquisição é de 300 milhões de reais, sujeito a ajustes. O
cumprimento de alguns indicadores de desempenho pela CCE até 2016 podem aumentar
o valor da transação em até 400 milhões de reais.
"O Brasil é o terceiro maior mercado de PCs do mundo e é o único país dos
BRICs em que a Lenovo não está entre as três principais empresas", disse a
jornalistas o presidente-executivo da companhia chinesa, Yang Yuanqing.
A Lenovo é a segunda maior fabricante mundial de PCs, atrás apenas da
norte-americana HP, e deu um grande salto nesse segmento ao comprar a divisão de
computadores da IBM em 2005.
De acordo com Yang, a Lenovo vai dobrar sua participação no mercado de PCs no
Brasil com a CCE para 7 por cento, saindo da sétima para a terceira
posição.
"Podemos crescer fortemente no Brasil... Este ano acabamos de dobrar nossa
participação e estou confiante que podemos continuar fazendo isso e obter a
liderança em três anos", disse o presidente da Lenovo no Brasil, Dan
Stone.
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