segunda-feira, 11 de junho de 2012

Arquitetura Harvard



   
          Arquitetura Harvard surgiu da necessidade de colocar os microcontroladores para trabalharem mais rápidos. É uma arquitetura de computador que se diferencia das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa, isto é, pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.


            A grande vantagem dessa arquitetura é que a leitura de instruções e de alguns tipos de operandos pode ser feita ao mesmo tempo em que a execução das instruções. Isso significa que o sistema fica todo o tempo executando instruções, o que acarreta um significativo ganho de velocidade. Enquanto uma instrução está sendo executada, a seguinte está sendo lida.
         Arquiteturas de Harvard são utilizadas em qualquer sistemas especializados ou para usos específicos. É utilizado em processamento de sinal digital especializados (DSP), normalmente por produtos de áudio e vídeo de transformação.
       Na arquitetura de Harvard, não é necessário usar as duas memórias, pois possuem características em comum. Em especial, a largura da palavra, o tempo, tecnologia, implementação e estrutura de endereço de memória pode ser diferente. Em alguns sistemas, as instruções podem ser armazenadas na memória somente como leitura, enquanto a memória de dados geralmente requer leitura e escrita de memória.

Nenhum comentário: