
Refatoração é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo. O uso desta técnica aprimora a concepção (design) de um software e evita a deterioração tão comum durante o ciclo de vida de um código. Esta deterioração é geralmente causada por mudanças com objetivos de curto prazo ou por alterações realizadas sem a clara compreensão da concepção do sistema.
Outra consequência é a melhora no entendimento do código, o que facilita a manutenção e evita a inclusão de defeitos. Esta melhora no entendimento vem da constante alteração do código com objetivo de facilitar a comunicação de motivações, intenções e objetivos por parte do programador.
O objetivo da refatoração é melhorar a legibilidade do código e aumentar a facilidade de modificá-lo, para que esse tipo de situação não venha a acontecer.
Refatoração é considerada a melhor forma que o programador tem para que seu projeto não acumule débitos técnicos com o passar do tempo e chegue um momento em que a cada novo pedido do cliente sejam perdidas várias horas de sono preocupado com a grande dificuldade para alterar o software e os prováveis bugs que surgirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário