Atualmente um grande grupo de equipamentos lançados no mercado possuem um menu que o usuário comum não tem acesso. Mas, afinal, o que é esse menu e para que serve?
O menu de serviço (ou modo de serviço) é um comando codificado enviado ao microprocessador do aparelho com o objetivo de dar acesso a memória EEPROM para ler ou modificar os registros ali existentes. Após a entrada em modo de serviço o microprocessador permite o acesso a memória EEPROM. Com o acesso a memória do aparelho torna-se possível ler seus registros, dados e endereços e efetuar mudanças que, geralmente, são fornecidas pelos fabricantes em forma de tabelas (essas tabelas possuem os dados corretos de ajuste de memória).
Exemplo de memória EEPROM
bastante popular
Talvez você esteja se perguntando: porque é necessario efetuar a programação da EEPROM? Quando os dados estão corrompidos (devido a alguma falha do componente) ou quando se instala uma nova memória (memórias novas vem com todos os seus endereços em FF, ou seja, vazia para a interpretação do microprocessador) é necessário colocar alguns endereços corretos e que são referentes a versão do aparelho. Em um aparelho de televisor, por exemplo, temos que informar para a memória EEPROM alguns dados como: tamanho da tela, sistema de cor, se o mesmo possui entrada de áudio e vídeo, controle remoto etc.
Exemplo de televisor em modo de serviço
Cada equipamento possui uma forma particular que permite entrar no modo de ajuste (service mode) e em breve mostrarei alguns exemplos, dicas e procedimento para o acesso aos dados e ajustes dos mais variados tipos de equipamento que são encontrados com muita frequência nos lares brasileiros. Aguardem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário