segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dica para reparação de ventiladores


             Com muita frequência aparece na minha oficina diversos ventiladores das mais variadas marcas e modelos (muitos 'made in China') nos quais, apesar do pouco tempo de uso, deixam simplesmente de funcionar. A prática constante com esse tipo de defeito revelou-me que o defeito é sempre o mesmo: o fusível térmico.
 Exemplo de fusíveis térmico encontrados em
 ventiladores.

              
            Um fusível térmico é um dispositivo de proteção que utiliza uma única ligação. Ao contrário do termostato que restaura-se automaticamente quando a temperatura cai, o fusível térmico baseia-se no funcionamento do fusível elétrico, ou seja, um dispositivo de uso único que não pode ser reposto e deve ser substituído por um novo quando falha ou é acionado. Um fusível térmico se vê mais útil, quando o aquecimento provocado, é um resultado de uma ocorrência rara, como uma insuficiência de um equipamento, por exemplo.
           Fusíveis térmicos são normalmente encontrados em aparelhos elétricos que geram calor, como secadores de cabelo e cafeteira ou em motores elétricos. Eles funcionam como dispositivos de segurança que interrompem a circulação de corrente, para o aparelho, caso o termostato não entre em ação, evitando assim que a temperatura atinga níveis altos, podendo evitar um principio de incêndio.
           Ao contrário de fusíveis elétricos ou disjuntores, fusíveis térmicos somente reagem a uma temperatura excessiva, ou até que o composto do fusível derreta, caso contrário o fusível não entrara em ação.

Fusível Térmico atuando na proteção de um ventilador

domingo, 20 de novembro de 2011

Televisor Philips 29PT4635


Aparelho/modelo: Televisor 29PT4635
Marca: Philips
Defeito: acionando proteção
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
         Ao ligar o aparelho o funcionamento era normal durante poucos segundos e, em seguida, o televisor se desligava e entrava em modo de proteção com o LED stand by acesso. Fiz uma pesquisa detalhada no manual de serviço do aparelho e diante do defeito apresentado a recomendação foi substituir os transistores Q7461(BC337-25), Q7463 (BC327-25) e o capacitor eletrolítico C2455 (47uF/25V) mesmo que o multímetro não detectasse falhas em tais componentes. Feita a troca o defeito foi solucionado.

Observação: Ao substituir os transistores o técnico deve dar preferência aos componentes que possuem a face com numeração na cor cinza. pois em muitos casos os transistores BC337 e BC327 (por exemplo) totalmente pretos em determinados circuitos simplesmente não funcionam. Esteja atento.
Transistor recomendável (cinza)

Evite os transistores totalmente preto

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Menu secreto dos aparelhos modernos

 

         Atualmente um grande grupo de equipamentos lançados no mercado possuem um menu que o usuário comum não tem acesso. Mas, afinal, o que é esse menu e para que serve?

        O menu de serviço (ou modo de serviço) é um comando codificado enviado ao microprocessador do aparelho com o objetivo de dar acesso a memória EEPROM para ler ou modificar os registros ali existentes. Após a entrada em modo de serviço o microprocessador permite o acesso a memória EEPROM. Com o acesso a memória do aparelho torna-se possível ler seus registros, dados e endereços e efetuar mudanças que, geralmente, são fornecidas pelos fabricantes em forma de tabelas (essas tabelas possuem os dados corretos de ajuste de memória).
 Exemplo de memória EEPROM
 bastante popular

        Talvez você esteja se perguntando: porque é necessario efetuar a programação da EEPROM? Quando os dados estão corrompidos (devido a alguma falha do componente) ou quando se instala uma nova memória (memórias novas vem com todos os seus endereços em FF, ou seja, vazia para a interpretação do microprocessador) é necessário colocar alguns endereços corretos e que são referentes a versão do aparelho. Em um aparelho de televisor, por exemplo, temos que informar para a memória EEPROM alguns dados como: tamanho da tela, sistema de cor, se o mesmo possui entrada de áudio e vídeo, controle remoto etc.
Exemplo de televisor em modo de serviço

       Cada equipamento possui uma forma particular que permite entrar no modo de ajuste (service mode) e em breve mostrarei alguns exemplos, dicas e procedimento para o acesso aos dados e ajustes dos mais variados tipos de equipamento que são encontrados com muita frequência nos lares brasileiros. Aguardem.

domingo, 13 de novembro de 2011

Micro System Philips AZ 1050


Aparelho/modelo: Micro System AZ 1050
Marca: Philips
Defeito: um dos canais com fortes zumbidos
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
         Inicialmente notei que a saída de som (TA8227P) aquecia fora do normal. Com o auxilio de um ferro de solda, isolei os pinos 6 e 7 (entrada do sinal) e o integrado da saída parou de esquentar em excesso. em seguida, injetei o sinal de FM do próprio aparelho no pino 6 e a reprodução foi normal sem ruídos. Novamente fiz o mesmo procedimento no pino 7 e o som baixou , a saida começou a esquentar e ocorreu zumbidos de um dos canais.  Conclui que o sinal de entrada do pino 7 do TA8277P havia algo errado na malha que leva o sinal para a saída. Com a ajuda do multímetro e com o aparelho desligado da rede elétrica, testei os componentes da mesma e encontrei o capacitor C2306 de 0,47uF/50V com fugas elevadas. Fiz a sua substituição e, ao ligar o aparelho, o funcionamento normal nos dois canais foi restabelecido.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dica: osciloscópio de pobre é o dedo.


          Um teste que costumo fazer com muita frequência para saber se está chegando pulso na saída vertical dos televisores consiste em  dessoldar o pino de entrada do integrado vertical (V-IN), ligar o aparelho  e colocar o dedo; se surgir riscos em toda tela confirma que o pulso drive não está chegando. Esse procedimento eu faço há quase 20 anos, pois não tenho osciloscópio (já usei um emprestado por um tempo mas, infelizmente, o dono do aparelho se mudou para Brasilia-DF e o levou). Há anos que espero em vão uma redução de preços nos osciloscópios para poder tentar comprar um e enquanto isso fico de improvisações ( o lado bom é que surgem ideias interessantes e o lado ruim é que são procedimentos menos eficientes em relação a um osciloscópio). Enfim, aqui fica mais uma dica.

Exemplo de estágio vertical de um televisor

 

TV Philips 29PT558A (fonte baixa)


Aparelho/modelo: TV Philips 29PT558A
Marca: Philips
Defeito: fonte baixa
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
          Inicialmente desliguei todas as tensões na saída do transformador chopper e as mesmas se mantiveram baixas. Diante do fato, as suspeitas recaíram sobre o circuito primário da fonte. Na etapa primária da fonte, Verifiquei os resistores e todos estavam com os valores corretos.
           Essa fonte chaveada é auto-oscilante (quando se liga o aparelho, um resistor polariza a base do regulador e este conduz, fazendo passar corrente no chopper que induz um pulso no secundário, sendo aplicado na base através de um resistor em conjunto com um capacitor. O regulador então corta, interrompe a corrente, e o chopper induz outro pulso para a base fazendo o regulador conduzir novamente e este ciclo repete-se. Por isso, denomina-se fonte auto oscilante. O +B na saída desta fonte já está estabilizado e vai alimentar o circuito horizontal do televisor).
          A prática constante ao longo dos anos me revelou que os foto-acopladores da philips apresentam muitos problemas (fugas ou discrepâncias de valores). Fiz sua troca por um componente novo (mesmo sem testar) e ao ligar o aparelho o defeito foi solucionado.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dica para testar yoke sem a retirar do televisor


             Em muitos televisores se for desligada toda a bobina defletora o aparelho entra em modo proteção em função da ausência da carga da bobina do enrolamento vertical da yoke (bobina de deflexão vertical/horizontal). Portanto se tiverem dúvida quando a bobina horizontal, ao invés de puxar o plugue todo, apenas dessoldem um dos fio da yoke horizontal que a TV funciona perfeitamente sem acionar proteção, porém com Horizontal  fechado (linha vertical no centro da tela).