DSPs (Digital Signal Processor - processamento digital de sinal) são circuitos integrados especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio, vídeo etc, podendo ser em tempo real ou não. Uma característica do DSP é sua alta velocidade comparada a outros microcontroladores.
Circuito impresso com dispositivo DSP
Um DSP pode ser programado em vários tipos de linguagem. Cada família de DSP tem sua própria linguagem, compilador adequado e suas próprias ferramentas de desenvolvimento fornecidas pelo fabricante. As aplicações mais usuais em que se empregam DSP são o processamento de áudio e vídeo, controle e automação de dispositivos que requeira o processamento em tempo real. Em outras palavras, O DSP é um componente programável, que armazena seu próprio código de instruções. Cada empresa que fabrica o seu DSP cria também o seu ambiente de desenvolvimento próprio para aquele tipo de chip, tornando a manipulação do microprocessador muito mais fácil e rápida.
Pedal elétrico com DSP
A arquitetura de um processador de sinal digital é otimizado especificamente para processamento de sinal digital. A maioria também suporta algumas das características como um processador de aplicações ou microcontrolador, uma vez que o processamento de sinais raramente é a única tarefa de um sistema.
Exemplo de aplicação dos DSPs
Nenhum comentário:
Postar um comentário