sábado, 26 de setembro de 2015

TVSharp C-1425A

Resultado de imagem para tv sharp

Defeito: Não liga
Técnico: Alexandre José Nário – Jataúba – PE


Relato:
Inicialmente realizei uma detalhada revisão e alguns testes ohmicos em todos os componentes ativos da fonte (chaveada e automática). Encontrei o SCR D712 (referência SF3J41) com acentuadas fugas entre os seus terminais. Este componente tem a função de proteção, desarmando em caso de algum problema, como consumo excessivo, por exemplo. Por não encontrar o componente original, resolvi substituí-lo pelo eficiente SCR TIC106. Após a substituição deste componente, alimentei o circuito com a tensão da rede e com isso o aparelho voltou a funcionar, mas de forma intermitente. Defeitos intermitentes são os mais difíceis de serem solucionados. Novamente, com o televisor desligado da rede, dediquei atenção especial aos componentes associados ao SCR 0712 quando pude identificar o capacitor C724 (47 uF/25 V) com uma pequena fuga. O capacitor foi trocado e com isso o defeito desapareceu.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TVC TC-1489 Mitsubishi

Defeito: Totalmente inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
 
Relato:
Iniciei a pesquisa verificando a fonte de alimentação. O componente principal da fonte é o circuito integrado IC901 (STR 86207). Com o voltímetro medi as tensões encontrando os 300 V normais no pino 1 do IC901, mas nos demais terminais não havia tensão alguma. Com o aparelho desligado da rede e com o ohmímetro, testei todos os componentes em torno do circuito integrado, encontrando o resistor R904 (47 k Ω) aberto. Fiz sua substituição e ao alimentar o televisor, o funcionamento normal foi restabelecido.
 Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Prática de Service: TV CTP-3791P

Defeito: Inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
 
Relato:
Ao ligar o aparelho, percebi que ele não funcionava e o LED standby não acendia. Abri o aparelho e verifiquei que existia uma tensão sobre o capacitor C607 (330 V). Porém, no secundário do transformador T611, as tensões estavam ausentes. Conclusão: a fonte primária não estava partindo. Com o televisor desligado da rede, testei os componentes de polarização do transistor chaveador Q619 encontrando R620 e R621 alterados. Com a troca desses componentes, o problema foi resolvido.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Conserto de um Antigo Vídeocassete Aiwa FX-6500

Marca: Aiwa
Defeito: Função pause inoperante no painel do aparelho
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE

Relato:
Ao ligar o aparelho e atuar sobre algumas teclas do painel, notei que a tecla pause ejetava a fita e que, através do controle remoto, o funcionamento era normal, o que indicava problemas na PCI do painel. Achei o defeito um pouco estranho, pois como é possível o usuário acionar um comando e o aparelho interpretar outro? Quanto à parte mecânica, eu sabia: estava alinhada pois, caso contrário, não funcionaria o controle remoto. Abri o aparelho e com uma inspeção visual notei sinais de corrosão (azinhavre) na tecla S752, responsável pelo comando de pause. Ao retirar tal componente do circuito e medir com um ohmímetro sua resistência nos contatos fechados, onde deveria ter obrigatoriamente algo em torno de zero ohm, medi 10 k Ω, e portanto, por ser uma matriz resistiva, o processador que interpreta os diversos comandos com níveis de tensão, estava interpretando de forma errada os sinais. Fiz a substituição da chave S752 e com isso o videocassete voltou a funcionar normalmente.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Reparação em uma TV SHARP TV-2053

Defeito: Inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
Resultado de imagem para tv sharp c2053
Relato:
Inicialmente verifiquei o transmissor de FM que está localizado na própria PCI do televisor. Captei de forma perfeita o sinal de RF proveniente do TV em um simples rádio FM. Desmontei o receptor de FM do fone e testei os principais componentes nada encontrando de anormal. Analisando o esquema elétrico, notei que o indutor L5 se comportava como um curto-circuito para as baixas frequências (áudio) e como carga para as altas frequências (sinais de RF). AO testar a malha de blindagem, que tem também a função de antena receptora, constatei que estava aberta. Refiz a solda no lugar do rompimento da malha, e com isso o defeito foi sanado. O receptor voltou a funcionar de maneira normal.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.