sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Amplificador Gradiente Modelo 80


Defeito: Canal direito rouco
Autor: Alexandre José Nário

Relato:
Injetei um sinal no controle de volume sendo a reprodução normal em um dos canais e na outra muito distorcida. Testei as saídas e todas estavam boas. Passei a examinar as etapas do pré-amplificador com o injetor de sinais. Ao chegar no pré de entrada (na chave de entrada) o sinal ficou muito distorcido. Como entre a entrada e o transistor T301 só havia o capacitor de 10uF/16V, fiz a substituição desse componente. Com esse procedimento o aparelho voltou a funcionar normalmente.

Service: Vídeo Game Dactar MF001-7



Marca: Milmar
Defeito: Deixou de funcionar após algum tempo com a imagem muito ruim
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
Segundo o cliente, o aparelho parou de funcionar após algum tempo com a imagem muito ruim. De início fiz um exame visual meticuloso no video game em busca de mau contato, componentes soltos ou carbonizados, trilhas rompidas etc. Tudo em vão. Então medi  a tensão no regulador LM7805; Só havia tensão na sua entrada (12V). Fiz a sua substituição e, com isso, o aparelho funcionou, mas com a imagem muito ruim. Troquei então o cabo de RF e o video game voltou a funcionar normalmente.


Conserto de um Som 3 em 1 HMK-33 (Sony)



Aparelho/Modelo: Som 3X1 HMK-33
Marca: Sony
Defeito: Não funciona a função FM
Relato: 
            De posse do esquema elétrico e com o auxilio de um injetor de sinais, apliquei o sinal no pino 2 do integrado IC101 e no pino 4 de IC201 e a reprodução foi perfeita. Mas, ao injetar um sinal no pino 22 de IC101 o som não se ouvia. Com o voltímetro medi as tensões nos terminais do integrado IC101 e encontrei todas normais, apenas o pino 23 estava com a tensão pela a metade (em torno de 1 volt). Desliguei o aparelho e com o ohmímetro testei os componentes ligados ao pino 23 e encontrei o capacitor C136 com ESR muito elevada (fugas). Com a sua substituição a faixa de FM voltou a funcionar novamente.



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Reparação TV Philips 14PT110A

Resultado de imagem para tv philips 14

Aparelho/Modelo: Televisor em cores 14PT110A
Marca: Philips
Defeito: Inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE

Relato:
Pelo sintoma, verifiquei inicialmente se haviam as tensões de 10V, 95V, 10 V e 5 V na saída do transformador T5545. As tensões de 5 V e 10 V que são usadas para sincronização da fonte com a saída horizontal e para alimentar o microcontrolador estavam ausentes. Com o aparelho desligado da rede e com o ohmímetro testei a malha em que a tensão estava ausente, encontrando o fusível F1572 (315 mA) aberto e o diodo D6560 (BYV27) em curto Feita a substituição de ambos, o televisor voltou a funcionar normalmente.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TV em cores HPS-14R (Práticas de service)


Aparelho/Modelo: Televisor em cores HPS-14R
Marca: CCE
Defeito: ela totalmente vermelha
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba - PE

Relato:
De início fui ao estágio de saída RGB, diretamente à etapa do canhão vermelho. Levantei o terminal de base do transistor Q504 (BF485) para saber se o defeito era do controlador IC502 ou do próprio transistor. Ao desligar a base, a tela ainda continuava vermelha e ao testar o transistor fora do circuito, ele se mostrou em curto (coletor-emissor|). Feita a substituição, o aparelho voltou a funcionar normalmente.


Receptor Satélite (caso de reparação)


Aparelho: Receptor satélite SRE-200

Marca: Freesat
Defeito: Acionamento deficiente do servomotor
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE

Relato:
Ao ligar o receptor, notei que a mudança de polarização horizontal/vertical só ocorria após várias tentativas de acionamento na chave de polaridade. Com o auxílio do diagrama elétrico, localizei o setor responsável pela mudança de fase do servomotor, que tem com componente principal o circuito integrado U9 (NE555). Depois de retirar alguns componentes associados ao integrado U9, constatei que o diodo D1 (1N4148) apresentava uma resistência em torno de 1 k Ω no sentido inversor (fuga). Feita a troca desse componente, o aparelho voltou a funcionar sem problemas.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

sábado, 26 de setembro de 2015

TVSharp C-1425A

Resultado de imagem para tv sharp

Defeito: Não liga
Técnico: Alexandre José Nário – Jataúba – PE


Relato:
Inicialmente realizei uma detalhada revisão e alguns testes ohmicos em todos os componentes ativos da fonte (chaveada e automática). Encontrei o SCR D712 (referência SF3J41) com acentuadas fugas entre os seus terminais. Este componente tem a função de proteção, desarmando em caso de algum problema, como consumo excessivo, por exemplo. Por não encontrar o componente original, resolvi substituí-lo pelo eficiente SCR TIC106. Após a substituição deste componente, alimentei o circuito com a tensão da rede e com isso o aparelho voltou a funcionar, mas de forma intermitente. Defeitos intermitentes são os mais difíceis de serem solucionados. Novamente, com o televisor desligado da rede, dediquei atenção especial aos componentes associados ao SCR 0712 quando pude identificar o capacitor C724 (47 uF/25 V) com uma pequena fuga. O capacitor foi trocado e com isso o defeito desapareceu.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TVC TC-1489 Mitsubishi

Defeito: Totalmente inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
 
Relato:
Iniciei a pesquisa verificando a fonte de alimentação. O componente principal da fonte é o circuito integrado IC901 (STR 86207). Com o voltímetro medi as tensões encontrando os 300 V normais no pino 1 do IC901, mas nos demais terminais não havia tensão alguma. Com o aparelho desligado da rede e com o ohmímetro, testei todos os componentes em torno do circuito integrado, encontrando o resistor R904 (47 k Ω) aberto. Fiz sua substituição e ao alimentar o televisor, o funcionamento normal foi restabelecido.
 Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Prática de Service: TV CTP-3791P

Defeito: Inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
 
Relato:
Ao ligar o aparelho, percebi que ele não funcionava e o LED standby não acendia. Abri o aparelho e verifiquei que existia uma tensão sobre o capacitor C607 (330 V). Porém, no secundário do transformador T611, as tensões estavam ausentes. Conclusão: a fonte primária não estava partindo. Com o televisor desligado da rede, testei os componentes de polarização do transistor chaveador Q619 encontrando R620 e R621 alterados. Com a troca desses componentes, o problema foi resolvido.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Conserto de um Antigo Vídeocassete Aiwa FX-6500

Marca: Aiwa
Defeito: Função pause inoperante no painel do aparelho
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE

Relato:
Ao ligar o aparelho e atuar sobre algumas teclas do painel, notei que a tecla pause ejetava a fita e que, através do controle remoto, o funcionamento era normal, o que indicava problemas na PCI do painel. Achei o defeito um pouco estranho, pois como é possível o usuário acionar um comando e o aparelho interpretar outro? Quanto à parte mecânica, eu sabia: estava alinhada pois, caso contrário, não funcionaria o controle remoto. Abri o aparelho e com uma inspeção visual notei sinais de corrosão (azinhavre) na tecla S752, responsável pelo comando de pause. Ao retirar tal componente do circuito e medir com um ohmímetro sua resistência nos contatos fechados, onde deveria ter obrigatoriamente algo em torno de zero ohm, medi 10 k Ω, e portanto, por ser uma matriz resistiva, o processador que interpreta os diversos comandos com níveis de tensão, estava interpretando de forma errada os sinais. Fiz a substituição da chave S752 e com isso o videocassete voltou a funcionar normalmente.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Reparação em uma TV SHARP TV-2053

Defeito: Inoperante
Autor: Alexandre José Nário – Jataúba – PE
Resultado de imagem para tv sharp c2053
Relato:
Inicialmente verifiquei o transmissor de FM que está localizado na própria PCI do televisor. Captei de forma perfeita o sinal de RF proveniente do TV em um simples rádio FM. Desmontei o receptor de FM do fone e testei os principais componentes nada encontrando de anormal. Analisando o esquema elétrico, notei que o indutor L5 se comportava como um curto-circuito para as baixas frequências (áudio) e como carga para as altas frequências (sinais de RF). AO testar a malha de blindagem, que tem também a função de antena receptora, constatei que estava aberta. Refiz a solda no lugar do rompimento da malha, e com isso o defeito foi sanado. O receptor voltou a funcionar de maneira normal.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Opinião: Os Maiores Profissionais de Eletrônica do Brasil



        O segmento de publicação de artigos de eletrônica no país, tanto material impresso quanto mídia digital (internet), passa por sérias dificuldades e o desinteresse de muitos profissionais que possuem aptidões com 'as palavras' acaba por tornar o ramo inviável para todos. Em torno de 20 anos atrás existiam diversas publicações impressas na qual o leitor poderia comprar em bancas de revistas ou ser assinantes, mas e hoje em dia? até onde eu sei não existe NENHUMA revista impressa sobre o assunto que podemos comprar ao jornaleiro ou assinar.  
       Pensando nisso resolvi, segundo minha opinião, divulgar os melhores profissionais de eletrônica do Brasil que ainda insistem e lutam bravamente 'contra a maré'.

- Newton C. Braga (o melhor de todos, pois com ele só não aprende quem não quer);
- Luis Burgos (o melhor sobre reparações);
- Waldir Souto Maior (muito bom profissional, seus vídeos no youtube são o máximo);
- Paulo Brites (com um humor de gosto duvidoso tipo Zorra Total e com novos artigos perdendo o fôlego, talvez valha a pena ao leitor ler seus livros e site);
- Fernando José (assim como o Sr. Waldir merecem minha admiração);
- Picco (blogueiro fanático por eletrônica disponibiliza um pouco de tudo);
- Valdeni Oliveira (administrador do mais  completo site de reparação do país com dicas valiosas).

Esses são os que consigo me lembrar no momento. Qualquer coisa irei acrescentar outros. Aproveitem e pesquisem sobre eles.

O que seria do mundo sem uma 'Gambiarrinha" básica?

Gambiarra = Inovações Bizarras


Sandisk anuncia cartão de memória com 200 GB capacidade de armazenamento para equipamentos portáteis.

Primeiro microSD a chegar ao patamar de 200GB de armazenamento (Foto: Divulgação/Sandisk)
             A SanDisk lançou recentemente dois novos e poderosos cartões de memória. Um deles é um microSD de 200 GB feito para smartphone, considerado o maior já lançado em todos os tempos. Até então, o cartão mais potente no mercado tinha 128 GB de espaço de dados
. O outro modelo anunciado é um microSD feito especialmente para câmeras de vigilância. O cartão microSD de 200 GB foi projetado especialmente para celulares e tablets Android, porém, ainda não existe à venda nenhum dispositivo que dê suporte a esta capacidade de armazenamento. Agora é só esperar.