segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tipos de destravamento de Xbox 360


            O destravamento (ou desbloqueio) de um vídeo game consiste em modificar o software ou hardware do aparelho de modo que o mesmo possa reconhecer jogos piratas. Existem 3 maneiras de destravamento para Xbox 360:

1) Destravar o drive de dvd: o LT 3.0 é o mais recente mas, toda vez que sair uma atualização é necessário fazer de novo o desbloqueio.  Você poderá rodar discos piratas, mas o risco de jogar online e ser banido é enorme.

2) Destravar por Xkey(recomendado) :  você colocará um chip em seu videogame no qual poderá usar um HD externo ou pen drive com a ISO do jogo, sem necessidade de mídias físicas, o que o destrave faz é emular a imagem de um disco, então o Xbox vai 'pensar' que há uma mídia original na gaveta do DVD e rodar. (o custo é alto, mas em compensação é um gasto único e vale a pena, pra jogar online. É o método mais seguro, porém não é 100% eficiente de se jogar online com desbloqueio)

3) Desbloqueio JTAG/RGH: Uma placa é soldada a placa mãe, e desta forma. você também poderá jogar com HD externo ou pen drive, mas além de rodar os jogos em ISO, poderá baixar jogos arcade, DLCs (conteúdo extra),emuladores e tudo mais de graça. mas em compensação, você não poderá se conectar na LIVE de maneira algum para jogar online.
           Em breve publicarei detalhes e cuidados de como fazer o desbloqueio de cada tipo de  trava existente nos consoles Xbox 360. Aguardem.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Os circuitos de proteção para consumo excessivo nos aparelhos


              Um tipo de circuito que  encontramos em diversos  aparelho como televisor, DVD, monitor de vídeo, vídeo-game, Som, tablet, smartphone, notebook e etc., são os circuitos de proteção de corrente excessiva.
 
             Sua finalidade consiste em retirar uma pequena amostra de corrente dos diversos estágios do aparelho para ser analisada e caso haja um aumento de corrente (consumo) que ultrapasse um certo valor o circuito de proteção irá atuar rapidamente para desativar o aparelho, evitando, assim queimas desnecessárias de componentes.
             Em muitos estágios dos aparelhos podemos encontrar mais de um ponto de monitoração de corrente e consumo. Basicamente usa-se a corrente e tensão da fonte de alimentação como referência. Apesar de encontrarmos muitas monitorações em fonte chaveadas existem também circuitos que só analisam o consumo em outras partes do aparelho, conforme implementação do projetista.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reflow e Reballing: Uma nova realidade para os técnicos reparadores.


                Duas novas técnicas de trabalho muito usadas atualmente no mundo da eletrônica, o reballing e o reflow são procedimentos de soldagem de componentes eletrônicos de invólucro BGA (Ball Grid Array) encontrados nos recentes aparelhos de consumo, como , por exemplo, TV LCD, smartphones, tablets, vídeo games, notebooks etc.
                O reballing, ou reball, trata-se da total remoção das esferas de solda antigas  (localizadas por baixo dos chips BGA) e substituição por novas, que preferencialmente devem ser soldas com chumbo. Nesta técnica, o chip é retirado da placa PCI, todo resto de solda  antiga tanto no chip como na placa são removidos e novas esferas são recolocadas. Esta técnica deve ser executada apenas por técnicos altamente capacitados e com equipamentos específicos. Assegura-se praticamente 100% de sucesso quando efetuada da maneira correta.
 
               O reflow, ou refluxo, se refere a uma ressoldagem de integrados BGA. Esta técnica consistem e reaquecer a solda até seu ponto de fusão, fazendo com que ela derreta e solidifique em seguida. Muito usado por técnicos sem muita prática, é utilizado quando as esferas de solda apresentam problemas de fissuras ou mau contato elétrico, que acontece com frequência nas recentes ligas sem chumbo (lead-free). Ao efetuar um reflow sem os equipamentos corretos, a chance de êxito cai bastante pois a liga de solda sem chumbo tem um ponto de fusão bem próximo à máxima temperatura suportada pelos componentes. É muito comum encontrar circuitos integrados BGA com pequenas bolhas em placas "reparadas" por técnicos sem experiência. Quando o reflow é feito da maneira correta, com equipamentos e ferramentas adequados e temperatura controlada, pode dar uma sobrevida ao aparelho, porém há uma certeza de que em pouco tempo (geralmente alguns meses de uso) o mesmo defeito se apresentará.
 
 Resumindo: Surgem dois novos tipos de técnicas para solucionar estes problemas: o Reflow e o Reballing. O reflow não é tão indicado, pois consiste  em somente aquecer o componente BGA, chegando no ponto de fusão da solda, e resfriando o mesmo, fazendo assim, uma “reciclagem” da solda. Este procedimento, com certeza, não resolve de vez o problema. Um fato é certo: em poucos meses, o aparelho voltará a apresentar o mesmo defeito. Já o Reballing é a técnica mais indicada. Consiste em fazer a substituição das 'bolinhas' de solda do chip BGA. Ao fazer o reballing, deve-se colocar as novas esferas de solda e realizar a soldagem com equipamentos adequados.
  

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dica de TV tela plana


           
         Apresento nesse artigo um defeito bastante comum que aparece na minha oficina com muita frequência e que pode levar muitos técnicos reparadores de televisores a soluções extremas como, por exemplo, a própria substituição do tubo de imagem. 
           Um problema causado em diversos cinescópios (CRT) de tela plana  consiste no catodo, localizado no interior do pescoço do tubo, "colar" ou encostar em qualquer outra parte metálica e com isso o aparelho liga mas fica com o filamento aceso e tela totalmente escura (sem brilho).
           A prática constante com esse tipo de defeito me levou a adotar o seguinte procedimento:
 
Como dar um "tranco" no tubo de imagem para "descolar o catodo"

1º) Localize o terminal do soquete que vem o fio do screen (via flyback) e tire a solda dele, ou seja, deixe-o solto.
2º) Com o fio do screen solto, vai encostando algumas vezes no terminal (pino) que você tirou tirou a solda(o pino não deve está em contato com a placa do cinescópio).

            Com esse procedimento, na maioria das vezes costuma descolar o catodo e fazer a imagem voltar ao normal apresentando brilho e contraste.