segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lead Free - A solda sem chumbo


          Algumas empresas do setor eletro-eletrônico lançaram recentemente um novo tipo de solda sem chumbo que poderá se tornar um novo padrão na indústria eletrônica. É uma nova liga à base de estanho, que substitui o chumbo com 3,9% de prata e 0,6% de cobre. O material se aplica ao processo utilizado na fabricação de cerca de 70% das placas de computadores atualmente produzidas.

             As ligas foram escolhidas pelo crescente movimento dos governos nacionais no sentido de banir o chumbo, em razão do crescente volume de sucata de aparelhos eletrônicos. Embora várias companhias já estejam utilizando soldas sem chumbo em grande variedade de produtos, elas representam uma fração muito pequena das placas de circuito impresso produzidas anualmente.
      
      As mudanças no material certamente suscitarão questões de confiabilidade. Entretanto, os pesquisadores da nova solda sem chumbo ressaltam que as companhias que estão utilizando o material há anos não relatam problemas de confiabilidade.

Opinião do autor do blog: Remover o chumbo das soldas foi uma excelente medida para a saúde e o ambiente. Mas está provocando defeitos em inúmeros produtos eletrônicos. Televisores da marca Philips e Toshiba, por exemplo, que utilizam solda sem chumbo aparecem com frequência na minha bancada sempre com o mesmo problema: mau contato na placa de circuito impresso. Basta ressoldar a placa com solda estanho-chumbo para solucionar o problema. Portanto, no momento não há substituto para o chumbo: confiável e barato.