domingo, 29 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

A ESTRADA QUE NÃO TOMEI



Versão do poema THE ROAD NOT TAKEN – de Robert Frost.

A ESTRADA QUE NÃO TOMEI

Duas estradas num bosque amarelo divergiam;
Triste por não poder seguir as duas
Sendo um só viajante, muito tempo parei
Olhando uma delas, até onde podia alcançar,
Pois, atrás das moitas, ela dobrava.
Então tomei a outra que me pareceu de igual beleza,
Uma vantagem talvez oferecendo
Por ser cheia de grama, querendo ser pisada;
Embora neste ponto o estado fosse o mesmo
E uma, como a outra, tivesse sido usada.
E naquela manhã todas as duas tinham
Folhas ainda não escurecidas pelos passos
Ora! Guardei a primeira para um outro dia!
Mas sabendo como uma estrada leva a outra,
Duvidei poder um dia voltar!
Contarei esta estória suspirando
Daqui a séculos e séculos em algum outro lugar:
Duas estradas, num bosque, divergiam; e eu
Tomei a que era menos freqüentada;
E foi isso a razão de toda a diferença!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tecnologia 3D sem óculos


          A Philips e a Dolby lançaram uma nova tecnologia na qual dispensa o uso dos incômodos óculos para se assistir programas em 3D nos televisores modernos. Com o nome de "Dolby 3D", esse formato  promete possibilitar que dispositivos tridimensionais de qualquer tamanho exibam este tipo de transmissão sem que os usuários precisem das tradicionais lentes para assistir.
           As companhias asseguram que o Dolby 3D vai funcionar em smartphones, tablets, PCs e televisores. O foco do projeto será trabalhar em conjunto com fabricantes de eletrônicos para fazer com que este formato seja adotado por elas e se torne um padrão para a tecnologia. Os produtores de filmes e séries também serão contactados, para que o Dolby 3D seja usado também na produção de conteúdo tridimensional. É esperar para ver.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Scrum

            O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software.  Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer. Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.
            No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
           A partir de uma lista de funcionalidades desejadas para o produto (Product Backlog), priorizada pelo Dono do Produto (Product Owner), o líder do projeto (Scrum Master) escolhe um certo número dessas funcionalidades (Sprint Backlog), que julga-se possível desenvolver num ciclo de 30 dias, chamado Corrida (Sprint). Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.