quarta-feira, 28 de março de 2012

Emuladores


                                   Em informática, chama-se de emulador um programa que tem a capacidade de reproduzir as funções de uma determinada plataforma, com o objetivo de permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.
            
             O crescimento dos emuladores surgiu junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games são chamadas de ROMs e aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES.
           Apesar de um emulador nem sempre ser a coisa mais fácil de configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível rodar um jogo de Playstation em um PC através de um emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior ao próprio vídeo game, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que o vídeo game não possui e rodar os jogos em resoluções muito mais altas que o original.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um blog feito para americano ver

 
          Durante alguns meses o meu blog, segundo as estatísticas, mostrou que os Estados Unidos lideram o número de acesssos ao conteúdo postado e que, inclusive, supera o próprio país de origem do blog (Brasil).


Veja os números de acessos do blog (até o dia 21/03/12):
Estados Unidos        
7.330
Brasil                         
7.307
Portugal                       
417
Alemanha                   
 258
Rússia
                           41
Argentina                      
28
Colômbia                      
20
Cingapura                     
19
México                         
17
Holanda                       
16
 Os motivos podem serem os mais diversos:
-Desindustrialização nacional, na qual afasta o interesse em assuntos referentes à eletrônica e tecnologia;
-Países de primeiro mundo sempre se mantêm atualizados com as novidades tecnológicas;
-Os blogs de fofocas, no Brasil, despertam maior interesse em relação aos blogs de eletrônica e tecnologia;
- A mão de obra especializada local nunca é levada a sério no país (santo de casa não faz milagres). 

       Finalizando gostaria de ler os comentários dos leitores que acessam o blog para poder melhorar a qualidade dos artigos publicados. Participe sua opinião é muito importante.

terça-feira, 13 de março de 2012

Rádio-Gravador AR348 Philips

Aparelho/modelo: Rádio-Gravador AR348
Marca: Philips
Defeito: Áudio muito agudo
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
          Inicialmente ao ligar o aparelho e ouvi a reprodução do som muito aguda (áudio em alta frequência) suspeitei de algum desgaste do potenciômetro R-639 (20K) ou componentes próximos, mas estavam todos normais. Com o auxílio do esquema elétrico passei a verificar, com o voltímetro, as tensões nos terminais do IC-409 (TDA1011). Todas as tensões estavam dentro das tolerâncias exigidas, sem diferenças significativas. Entretanto, com a ajuda do injetor de sinais, apliquei um sinal no pino 8 do CI-409 e o sinal foi reproduzido de forma normal na saída do integrado, porém o mesmo quando injetado no pino 7 a reprodução era deficiente. Retirei o integrado do circuito e fiz um teste de resistência comparada com outro componente novo. Havia discrepâncias de valores. Fiz a sua substituição e, ao ligar o aparelho, o som foi reproduzido normalmente.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Tecnologia 4G

              A tecnologia 4G (quarta geração de telefonia móvel) é totalmente em IP alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e TI (tecnologias da informação) para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.
              No Japão os testes com as tecnologias de quarta geração foram feitos com sucesso absoluto (alcançando 100 Mbps a 200 Mbps).
              O conceito 4G vai muito além de telefonia móvel, já que não pode ser considerada uma evolução dos padrões de telefonia celular, tais como as existentes no mercado até 3G. As novas tecnologias de redes banda larga móvel (sem fio) permitirão o acesso a dados em dispositivos que operam com IP, desde handsets até CPEs (equipamentos para conversão de dados para uso em equipamentos finais tais como TVs e telefones). Atualmente há duas tecnologias que são mais exploradas na indústria: WiMAX e LTE (Long Term Evolution), ambas ainda passíveis de definições de uso por questões regulatórias por parte de governos e padronizações nas indústrias de hardware.
              Os maiores destaques do 4G são a convergência de uma grande variedade de serviços até então somente acessíveis na banda larga fixa, bem como a redução de custos e investimentos para a ampliação do uso de banda larga na sociedade, trazendo benefícios culturais, melhoria na qualidade de vida e acesso a serviços básicos tais como comunicação e serviços públicos antes indisponíveis ou precários à população.
              4G foi desenvolvido prevendo oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados, sempre no conceito de uso em qualquer local e a qualquer momento. Todos os serviços deverão ser prestados tendo como premissas a otimização do uso de espectro, troca de pacotes em ambiente IP, grande capacidade de usuários simultâneos, banda mínima de 100 Mbit/s para usuários móveis e 1 Gbit/s para estações fixas, interoperabilidade entre os diversos padrões de redes sem fio.

sábado, 3 de março de 2012

Joysticks do Atari e do Playstation

            O Videogame Atari 2600 e alguns outros aparelhos antigos, usavam josticks onde os contatos iam diretamente para o conector do console, mas o playstation tem joysticks com uma configuração diferentes. Eles não possuem os contatos conectados diretamente, mas sim pelo conector é feita uma comunicação serial, com protocolo próprio e através de microcontrolador, para se transferir todos os comandos do vídeogame para o joystick.

            Depois de algumas pesquisas muito interesantes na internet, principalmente em sites de língua inglesa, descobri que os dados entre o console e o joystick são transferidos em 8 bits, com dado válido no edge de subida do clock, onde temos dois dados:
1-Sinal DATA: Sinal de saída de dados serial do controle;
2-Sinal COMMAND: Sinal de entrada de dados do controle
            Além do 'popular' CLOCK, temos também o sinal ATT, que deve ser levado a nível baixo durante a requisição de comunicação pelo vídeogame ao controle.
            Com funções lógicas desenvolvidas em linguagem C é possível consegui fazer uma função que faz a leitura do controle e adaptar o seu joystick de Playstation para ser usado no console Atari 2600. Pesquise na internet que o leitor encontrará muitos materiais referente ao assunto e exemplos detalhados.




  

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nanotecnologia


           A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompóstos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Sem dúvida alguma esta tecnologia não deve desaparecer com facilidade, afinal, ela ainda não foi totalmente explorada.
           A base da nanotecnologia é o fato de que não só oferece produtos aperfeiçoados como também uma ampla variedade de melhores meios de produção. Atualmente podemos encontrar aplicações da nanotecnologia em novas tecnologias como, por exemplo, no campo da óptica, nanolitografía, mecânoquímica e criação de protótipos em 3D.