segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Som 3em1 HMK-339 Sony



Aparelho/modelo: Som 3em1 HMK-339
Marca: Sony
Defeito: Não funciona a função FM
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
            De posse do esquema elétrico e com o auxilio de um injetor de sinais, apliquei o sinal no pino 2 do integrado IC101 e no pino 4 de IC201 e a reprodução foi perfeita. Mas, ao injetar um sinal no pino 22 de IC101 o som não se ouvia. Com o voltímetro medi as tensões nos terminais do integrado IC101 e encontrei todas normais, apenas o pino 23 estava com a tensão pela a metade (em torno de 1 volt). Desliguei o aparelho e com o ohmímetro testei os componentes ligados ao pino 23 e encontrei o capacitor C136 com ESR muito elevada (fugas). Com a sua substituição a faixa de FM voltou a funcionar novamente.
        

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amplificador Gradiente 80


Aparelho/Modelo: Amplificador Mod.80
Marca: Gradiente
Defeito: Canal direito rouco
Autor: Alexandre José Nário
Relato:
           Injetei um sinal no controle de volume sendo a reprodução normal em um dos canais e na outra muito distorcida. Testei as saídas e todas estavam boas. Passei a examinar as etapas do pré-amplificador com o injetor de sinais. Ao chegar no pré de entrada (na chave de entrada) o sinal ficou muito distorcido. como entre a entrada e o transistor T301 só havia o capacitor de 10uF/16V, fiz a substituição desse componente. Com esse procedimento o aparelho voltou a funcionar normalmente.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

QR code

 

             QR code (acrônimo do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional (em 2D) que pode ser escaneado pela maioria dos celulares modernos que têm câmera fotográfica. Esse código vai ser convertido em uma pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica e irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO.

             Alguns jornais e revistas, por exemplo, passaram a utilizar o código QR em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do conteúdo impresso ao dispositivo móvel  (para o usuario ter acesso a informações extras atraves do seu celular).
             É necessário instalar um software de leitura para QR Code no celular. Na internet, em alguns sites de busca, está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares. É um aplicativo gratuito que transforma uma imagem estranha em informações na telinha do seu aparelho celular.

            A leitura de um código QR não é complicado. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em segundos, o programa irá mostrar o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Recurso Técnico #04

                 Atualmente as pontes retificadoras das fontes chaveadas possuem os diodos montados num único invólucro e em caso de problemas em algum diodo interno só resta troca toda a ponte. Segue abaixo um recurso técnico bem interessante que pode ser aplicado em qualquer tipo aparelho que possui configuração semelhante. Em caso de dificuldades em encontrar a peça original o técnico poderá usar 4 diodos 1N4007 ligados em ponte que substitui perfeitamente o componente danificado.

4 diodos 1N4007 ligados em ponte

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Videogame Playstation SCPH-7501


             
 O presente artigo trata de um caso de reparação de um videogame playstation one com defeito na fonte de alimentação.

Clique para obter melhor visualização

TV em cores HPS_1401

        
              Abaixo temos a digitalização de uma prática de service referente a um televisor em cores da marca CCE com problemas no estágio horizontal.


Clique na figura para ampliar

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Minisystem AJ-C-112 Akai



    Abaixo o tem um caso de reparação de um minisystem akai com problemas na fonte de alimentação.

Clique na figura para obter melhor visualização

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os Smartphones (faz tudo)

Smartphone é um aparelho com diversas funcionalidades avançadas que podem ser aumentadas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são abertos (qualquer pessoa pode desenvolver programas nesses aparelhos). É tipo um pequeno computador de mão. Ele tem algumas funcionalidades de um pc normal, como acesso ao e-mail, navegação entre outras coisas. E além disso funciona como telefone.

 

                Principais funções dos smartphone além do telefone:
1- Computador: Pode sim substituir um PC para funções básicas dependendo dos aplicativos instalados(assistir vídeos, editar de textos, ler arquivos PDF, criar planilhas etc).

2- Câmera fotográfica/vídeo: A resolução de imagem dos atuais smartphones é muito boa, o que dispensa a compra de uma câmera. 

3- Vídeogames: Hoje em dia, smartphones com sistema operacional android, por exemplo, já servem como um ótimo console e diversos jogos podem ser baixados na internet.

4- Relógio/despertador: Muitas pessoas hoje em dia nem compram mais relógios ou despertadores, pois já estão acostumadas a ver as horas no smartphone.

5- Gravador/reprodutor de áudio: Vários smartphone acumulam a função de MP3 e rádio FM.

6- GPS: Muitos smartphones já tem a opção GPS embutida e funciona de forma eficiente.

7- Outros: alguns aparelhos possuem dicionário, agenda eletrônica (com vasta memória), lanterna etc.
Se o leitor deseja comprar um smartphone pesquise bastante antes de adquirir. Esteja atento às características do aparelho em suas mãos e veja o quão fácil é localizar e utilizar os recursos com os quais você pretende contar.Faça antes uma pesquisa minuciosa para saber se o modelo que te interessa tem algum problema ou alguma característica que te desagrade.  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TV em cores PCM-1446 Philco


            A abaixo temos uma caso de reparação sobre um televisor da Philco com excesso de brilho e linhas de retraço.

Se preferir, clique na figura para obter melhor visualização
            

TV em cores HPS-14R


              Abaixo o leitor encontra uma prática de service, de minha autoria, publicada numa edição antiga da revista Eletrônica Total.

Clique na figura para obter melhor visualização

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Processadores magnéticos


          Cientistas ligados ao desenvolvimento de altas tecnologias estão pesquisando a criação de processadores magnéticos. Essa tecnologia revolucionária irá mudar muitos aspectos dos atuais processadores encontrados nos computadores. A principal mudança está no modo de atuação dos processadores magnéticos. Eles não necessitam de elétrons para realizar operações, e o armazenamento e o processamento de informações são realizados com ímãs. A lógica é simples: os polos nortes e sul do ímã são os 0 e 1 da informática.

            Em recente experiencia, cientistas utilizaram nanomagnetos de 200 nm (nanometros) para fabricar uma memória magnética. Os resultados foram muito positivos e comprovam que é viável usar a computação magnética para construir processadores e memórias, bastando apenas evoluir o processo de fabricação dos componentes e encontrar uma maneira dos transistores entenderem as informações.
           Um protótipo experimental de processador magnético comprovou que um modelo básico poderia ser cem vezes mais rápido que os modelos convencionais atuais. Os componentes magnéticos ainda devem dissipar um mínimo de calor (visto que não há movimentação de elétrons). Essa revolução não tem previsão para acontecer, mas em torno de 20 anos deve ser tempo suficiente para o amadurecimento e aplicação do magnetismo nos computadores e equipamentos portatéis.

Balança eletrônica U5-155-C



         Abaixo temos um caso de reparação de uma Balança eletrônica U-5-155-C da marca Urano.


Clique na imagem para ampliar

TV em cores PC-2035



               O material abaixo foi digitalizado do meu acervo pessoal e trata-se de um caso de reparação sobre um televisor em cores da marca Philco (modelo PC-2053) que estava com funcionamento intermitente.

Aparelho/Modelo: TV em cores PC-2053
Marca: Philco
Defeito: Televisor desligando-se constantemente
Autor: Alexandre José Nário

Clique na figura para obter melhor visualização

Rádio Portátil AM/FM PR35 Lenoxx



Abaixo temos um caso de reparação de um rádio portátil da marca Lenoxx Sound de fabricação nacional.

Clique na figura para ampliar