domingo, 31 de julho de 2011

Memristor



               Durante muito tempo nunca se pensou numa tecnologia que viesse de forma efetiva e eficiente substituir a memória RAM dos computadores. O desempenho das memória RAM nunca foi problema em relação aos outros componentes (processador, placa mãe, disco rígido etc). As placas de memórias RAM evoluíram de forma apropriada, sempre de acordo com os novos processadores que surgiam no mercado.


                As memórias de computadores sofreram evoluções ao longo dos tempos. E se você já tem alguma de experiência com computadores, talvez se lembre da época das memórias DRAM, SRAM, SIMM, DIMM, EEPROM, SDR e outros padrões que antecederam o DDR. E nem mesmo o último patamar da memória RAM permaneceu estagnado. Atualmente os módulos mais comuns já são do tipo DDR3, substituindo a segunda geração do padrão DDR.

               Contudo, a memória RAM tem seu limite, o qual deve ser atingido em pouco tempo. Pensando nisso, a HP deu o primeiro passo no desenvolvimento de memristores. Usando técnicas de nanotecnologia, construíram uma matriz de memristores num finíssimo filme de dióxido de titânio. O memristor é considerado o quarto componente eletrônico passivo (os outros são o resistor, o capacitor e o indutor). A ideia é introduzir esse quarto elemento da eletrônica para substituir as memórias RAMs e até os dispositivos de armazenamento (o que significa que até os SSDs podem estar com os dias contados). Tal componente é uma junção entre a capacidade resistiva dos resistores e a memorização das memórias.
               Não há previsão para a revolução do memristor, contudo, é certo que ele é uma das grandes apostas para a próxima década. O desenvolvimento da tecnologia também depende do interesse de outras empresas. A HP vem mantendo o projeto, (esses componentes já estão sendo desenvolvidos para aplicações em memórias nanoeletrônicas e arquiteturas de computadores neuromórficos) mas se alguma fabricante decidir se aliar, pode ser que o memristor chegue aos computadores antes do esperado.

sábado, 30 de julho de 2011

Recurso técnico #01

  
             A dica proposta neste artigo tem como objetivo oferecer subsídios para o técnico poder desativar a proteção que muitos televisores de tubo de raios catódicos utilizam para desligar de forma automática todo o aparelho no caso de uma pequena alteração no circuito RGB. Se os níveis de RGB não estiverem balanceados em alguns segundos após ser acionada a alimentação, este erro será detectado pelo microprocessador acionando a proteção de BLK INF. Neste caso o micro não libera os sinais de RGB, desligando o televisor ou ficará ligada mas não aparecerá nenhuma imagem.

              Os sinais de RGB que saem do micro após serem amplificados pelos respectivos amplificadores, seguem para os catodos do tubo de imagem. Quando o tubo envelhece a corrente de catodo tende a diminuir, mudando a temperatura de cor e conseqüentemente, o balanço de branco. O circuito de balanço de branco automático, utiliza o sinal do pino de BLK durante o apagamento para verificar qual é a corrente residual (tela escura) e, se notar diferença em relação ao valor ajustado na fábrica, ele altera a polarização DC da saída de RGB afim de manter a temperatura de cor constante.
Procedimento - primeiro desligue o fio na placa do tubo qie leva a informação BLK IN (que vem do micro), depois solde três diodos 1N4148 com cada anodo nos pinos RGB e os catodos todos unidos e ligados ao fio que leva a informação BLK IN. A figura abaixo mostra o recurso técnico utilizado.  A modificação evitará que o técnico troque o tubo de imagem.



  


quinta-feira, 28 de julho de 2011

MotherBoard (placas mães)

           
             Este artigo explicará ao leitor que gosta de montar computadores e não quer adquiri o equipamento pronto (sem saber ao certo o que há dentro do gabinete) a escolher a melhor placa mãe. Se o usuário não se satisfaz com o que é oferecido no comércio, se quer personalizar ou otimizar sua própria configuração, se tem receio de ser "enrolado" por falsos técnicos de informática, ou se apenas tem curiosidade a respeito das especificações que se deve levar em consideração na hora de adquirir uma placa mãe. Leia este interessante artigo, para evitar comprar um computafdor que não suprirá suas necessidades, pois antes de escolher a placa mãe do seu futuro PC, você deve ter em mente alguns dados importantes para não ter problemas no futuro.

 

            As placas-mãe mais simples (e baratas) são destinadas a pessoas que não exigem muito do computador e quer apenas navegar na internet, produzir planilhas e documentos, ouvir músicas, assistir vídeos, fazer downloads etc.
 

             As placas intermediárias são ótimas para usuários que desejam um pouco mais de desempenho da máquina. Executam tarefas mais complexas, como jogos com maiores recursos gráficos, vídeos de alta definição etc.
 

            Antes de adquirir uma placa mãe o usuário precisa saber da compatibilidade do processador, placa de vídeo e memória RAM . Só assim você garantirá que não comprará produtos incompatíveis, evitando a necessidade de trocar componentes e gastar mais dinheiro. A maioria das placas mãe é feita especificamente para certos tipos de processador e, por isso, você deve escolher o processador antes. As marcas que dominam o mercado são a Intel e a AMD. Quanto às memórias RAM, atualmente existem os padrões DDR2 e DDR3. Procure uma placa mãe que possua suporte a ambos os tipos. A quantidade de memória suportada pela placa também é importante. Existem placas mães que  não reconhecem mais de 2GB de memória RAM. Na hora de comprar a placa mãe, verifique quantos espaços ela tem disponíveis para cada um dos padrões de memória. Quanto maior a quantidade de slots, mais memória você poderá colocar.
 
                   Memórias RAM
          Em relação as placas de vídeo, as placas mãe já possui um chip “onboard” que se encarregará de produzir os gráficos na tela do seu monitor. Mas se o usuário quer um melhor desempenho gráfico, sua melhor opção é comprar uma placa de vídeo offboard para liberar o seu processador das tarefas mais pesadas de processamento gráfico. As placas de vídeo variam muito tanto em tecnologia quanto em preço. Porisso, pesquise muito para encontrar a que se adapta àquilo que você pretende realizar com a máquina. Existem milhares de modelos diferentes, todos com uma capacidade imensa de deixar a tela do seu monitor com imagens melhores, seja para executar aplicações gráficas ou jogos.

                      Placa de vídeo
















domingo, 24 de julho de 2011

TV sharp C2053


                  A figura abaixo mostra mais um caso de reparação de uma TV em cores da marca Sharp (modelo C2053). O artigo foi digitalizado do meu acervo pessoal, tendo sido publicado em uma edição da revista Eletrônica Total há alguns anos.

Clique na figura para ampliar

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Discos Rígidos e suas especificações


                Os HDs são dispositivos essenciais para qualquer computador e na hora da compra os usuários só pensam na capacidade de armazenamento do disco rígido (normalmente em gigabytes). Na realidade existem outras especificações dos discos rígidos  que são muito importantes. Mas os termos usados pelos fabricantes são um pouco complicado. Ao comparar as especificações técnicas de um HD com a de outro semelhante, o usuário poderá descobri que um HD pode possuir grandes vantagens em relação ao outro. A questão é entender o que quer dizer os termos técnicos. O presente artigo irá mostrar de forma bastante didática algumas especificações dos discos rígidos de forma a facilitar a sua escolha na hora da compra.

A interface - é que o tipo de controladora que o disco rígido usa. Nos dias de hoje os HDs são classificados em dois grupos com relação à sua Interface, o padrão IDE/ATA e o padrão SCSI. Os HDs com a interface SCSI possuem melhor desempenho que os no padrão IDE. Normalmente quando um novo HD aparece no comércio os fabricantes têm que melhorar a taxa de transferência da Interface. Uma Interface rápida com HD lento não tem como prejudicar o desempenho do HD, mas o contrário, isto é, uma interface lenta com um HD rápido, acaba com o desempenho do mesmo.
Fator de forma - Especifica as dimensões físicas de um HD. Atualmente a maioria dos discos rígidos têm largura de 3,5 polegadas. Mas também existem os drives de 2,5 polegadas de largura e ultra finos. Estes tipos de drives são encontrados  em Netbooks e Notebooks.

Densidade - É a concentração de informação no material magnético do disco. Assim, quanto maior for a densidade de um disco, maior será a capacidade deste disco de armazenar dados. A densidade de um HD é definida pela quantidade de informação que pode ser armazenada em uma trilha do mesmo. A densidade afeta o desempenho do HD, pois quanto maior for a quantidade de dados contida em um espaço do disco, mais informação será lida pela cabeça de leitura do disco em menos tempo. Isso vai aumentar a taxa de transferência do HD. Desta forma podemos dizer que um HD com maior densidade e menor velocidade de rotação pode sim ser mais rápido que um disco rígido com velocidade de rotação maior, mas com menor densidade.
Velocidade de rotação dos discos - é o número de rotações por minuto que os discos magnéticos do HD podem alcançar. Nos dias atuais os discos rígidos IDE/ATA chegam a 7200 e até a 10000 rpm. Já os discos no padrão SCSI costumam ter maiores valores para velocidade de rotação, chegando a 10000 e até a 15000 rpm. Com a rotação elevada, estes HDs atingem temperaturas muito elevadas no interior do gabinete. Este calor pode prejudicar o funcionamento do HD e até do microcomputador como um todo. Aconselha-se a utilização de refrigeração especial aos HDs no caso destes discos rígidos mais rápidos.

Capacidade - é a especificação que os usuários escolhe primeiro em um HD. Todos querem o maior disco rígido possível. Neste caso devemos verificar se o BIOS da placa-mãe consegue reconhecer a capacidade total do disco rígido. Placas-mãe mais antigas possuem BIOS que têm problemas para reconhecer HDs maiores. (este tipo de problema só ocorre com discos no padrão IDE). Isto porque o padrão SCSI exige uma controladora específica que possui a capacidade de definir corretamente as características de capacidade de quaisquer discos rígidos SCSI que estejam conectados à ela.

Tempo de acesso - Quanto menor for o tempo de acesso de um HD menor será o tempo gasto para recuperar os dados armazenados neste dispositivo. O menor tempo de acesso é obtido pelas trilhas mais próximas ao local onde as cabeças do disco rígido ficam em estado de espera. Existem vários programas medidores de desempenho que conseguem verificar o tempo médio de acesso de um disco rígido.





TV Sanyo CTP-3791P



             A Sanyo é uma das maiores industrias japonesas de eletrônica, com centenas de escritórios e fábricas ao redor do mundo e mais de 14000 empregados. Foi fundada por Toshio Iue e seu nome significa três oceanos no japonês, referindo-se à ambição do seu fundador de vender mundialmente seus produtos, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
             Abaixo temos mais um caso de reparação de um televisor em cores que ainda é bastente popular aqui no Brasil. O artigo foi escaneado do meu acervo pessoal e o leitor poderá clicar na imagem para obter uma melhor visualização.


Clique na figura para ampliar

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fontes de computadores


             Os computadores necessitam de uma fonte de alimentação para poderem funcionar. A maioria das fonte de alimentação converte a tensão alternada da rede elétrica em tensão contínua (polarizada) exigida pelos circuitos do PC. As fontes podem ser ligadas na rede de 110 ou 220 volts, bastando mudar a chave situada na parte traseira da fonte. Normalmente, um erro na posição da chave (tensão errada) acarretará a queima de alguns componentes da fonte, parando de funcionar todo o computador.
            As fontes encontradas no comércio possuem várias capacidades de potência (medida em watts). Quanto maior for a potência em watts de uma fonte mais equipamentos e periféricos poderão ser alimentados por ela. Geralmente os PCs possuem fontes em torno de 300 Watts ou mais. Esta potência é mais que adequada para a maioria dos equipamentos que compõe o computador. Mas, em muitas situações, é necessário utilizar uma fonte de alimentação com maior potência elétrica.

            A maioria das fontes que acompanham os computadores encontrados no comércio nacional é de baixa qualidade, infelizmente. Geralmente os fabricantes dessas fontes mentem a respeito da potência real. Normalmente uma fonte de 400 watts nem chega a 200W. E a conseqüência disso é que a fonte pode queimar, levando junto processador, memória RAM, placa mãe, disco rígido etc.
              Fabricantes de marcas reconhecidas internacionalmente sempre equipam seus micros com fontes de boa qualidade e potência adequada. Mas quem vai comprar um micro montado ou de um fabricante desconhecido deve exigir uma fonte com potência REAL e de boa qualidade. Essas fontes encarecem o preço do PC, mas raramente queimam, protegendo o investimento feito no computador.
             Antigamente os computadores utilizavam fontes de alimentação  num padrão chamado AT. Hoje praticamente todas as fontes seguem o padrão ATX. As fontes ATX fornecem energia para a placa mãe, mesmo quando o micro está desligado. Por isso, recomenda-se desconectar o micro da tomada quando for necessária a instalação de alguma placa de expansão em uma placa mãe no padrão ATX. Atualmente o padrão ATX, também chamado de ATX12V, está na especificação 2.2. Assim, se alguém está pensando adquirir uma fonte de alimentação nova para o micro, procure por uma que seja do padrão ATX versão 2.2. Siga essas dicas que o leitor não terá problemas no quesito alimentação para o seu micro.



Videocassete Aiwa FX-6500


               Aiwa é uma empresa japonesa de eletrônica fundada em 1951. Foi a primeira empresa do japão a fabricar toca-fitas, fitas DAT e outros produtos. Quando a revolução digital começou, no fim da década de 1990, a empresa estava mal equipada para fabricar produtos que os consumidores desejavam, levando-a assim quase à falência. A empresa foi salva pela antiga rival , a Sony, e em 1° de outubro de 2002 deixou de ser uma empresa independente e passou a ser uma divisão da Sony.
              Abaixo temos mais um caso de reparação digitalizado do meu acervo pessoal de um aparelho de videocassete fabricado pela Aiwa.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

DVD Player LG 2200N


              A LG é uma multinacional sul-coreana, a maior companhia de eletroeletrônicos do Brasil e está presente em mais de 150 países (com fábricas instaladas nos 4 continentes). No Brasil,  vem ganhando cada vez mais popularidade em todas as classes e todos os lares em todas as partes do país. É a maior vendedora de notebooks, TVs, tanto CRTs, LCDs e Plasma, DVD players, Blu-ray player e gravadores, home-theathers, celulares, drives ópticos, monitores, webcams e ar-condicionado, telefones CDMA, modems sem fio e mídias. Também lidera em aparelhos de som mini-system e rádios para veículos, DVDs portáteis. Oferece uma vasta linha de produtos linha branca, eletrodomésticos que trazem tecnologias inovadoras como a nanotecnologia em suas lavadoras e secadoras dois em um, geladeiras e secadoras de luxo, ou o forno elétrico e microondas Solar Dom, uma inovação da LG ao mundo. Atualmente o Brasil é um dos focos mais importantes para a LG, dado ao grande carisma que tem entre os brasileiros.
              Abaixo segue um material escaneado, de minha autoria, que foi publicado em edições antigas da revista Eletrônica Total.

Clique na figura para obter uma melhor visualização

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ressonador cerâmico X Filtro de cerâmica


                O presente artigo mostrará ao leitor as principais características entre os ressonadores cerâmico e os filtros de cerâmica que, por serem aparentemente muito parecido, causam uma certa confusão para alguns técnicos.

 
               Ressonador cerâmico é um componente eletrônico que produzir oscilações (numa frequência específica) quando combinado com outros componentes . Age de forma semelhante a um cristal de quartzo, sendo feito de cerâmica de piezoeletricidade que tem funções como um ressonador mecânico. Quando a voltagem é aplicada, o modo que o piezoelétrico vibra causa um sinal oscilatório. A espessura do substrato da cerâmica determina a frequência de ressonância do dispositivo.
Exemplo de ressonadores

                   Já o filtro cerâmico é normalmente utilizado em rádios e televisores com o objetivo de deixar passar o sinal de radiofrequência de uma frequência específica e impedir a passagem de outros sinais indesejáveis ou de interferência. é largamente utilizado na substituição das bobinas de FI (frequência intermediária).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Netbooks X Tablets


                    A tecnologia é muito dinâmica. Em pouco tempo, uma novidade surge, toma conta do mercado, logo aparece outra "engenhoca" para concorrer com a novidade lançada há pouco tempo. Na área da informática, isso é muito comum e frequênte, devido ao número de novidades cada vez maior em curto espaço de tempo. Há poucos anos a novidade era o netbook e atualmente o produto que todos entusiastas por tecnologia mais desejam é o tablet. Isto é, em poucos anos já temos uma mudança. Mas, será que esta mudança é vantajosa? Será que devemos trocar os netbooks por tablets?

                     Para quem não sabe netbooks e tablets tem diferenças: os netbooks possuem configurações de hardware superiores do que encontrados nos tablets. Com isso, as possibilidades de uso de um netbook são maiores. O que pesa a favor dos tablets é o seu tamanho reduzido, apesar de atividades realizadas em um netbook e de um tablet são muito semelhantes, o que torna estas diferenças de hardware pouco relevantes na hora de um uso geral do produto.


                    Quanto ao teclado, logicamente é muito mais cômodo digitar textos em um netbook (que possui teclado real) do que em uma tela de um tablet . Além disso, muitos usuários escolhem os netbooks porque precisam ter as mesmas funcionalidades do seu computador de mesa. Ou seja, para quem necessita de produtividade e mobilidade, ainda vai, por algum tempo, optar pelos netbooks.
                     Em contrapartida, os tablets são mais leves e práticos em relação aos netbooks, possuem uma autonomia de bateria maior, são mais elegantes e mais próximos à outra tendência tecnológica: os smartphones com telas sensíveis ao toque.  Ler livros eletrônicos se torna uma atividade muito mais prática nos tablets e os jogos também podem oferecer uma maior diversão aos usuários.

                     Se o usuário procura um gadget que ofereça uma boa visualização de páginas na internet, que permita que você veja vídeos e filmes de forma bem confortável, e que te permita ler seus livros de forma prática, o tablet é recomendado para você.


                    Em pouco tempo soluções serão criadas para que os tablets conquistem os consumidores que hoje preferem os "ultrapassados" netbooks. Cabe, potanto, ao usuário escolher a melhor relação custo/benefício, mediante as suas necessidades.