domingo, 27 de março de 2011

Receptor de satélite USR 1900 Century


 Receptor de satélite USR 1900
 Autor: Alexandre José Nario - Blumenau - SC
Marca: Century
Defeito: Não aciona o polarizador
Relato:
              Comecei a análise pela comprovação da existência de pulsos na barra tripolar (parte traseira do aparelho), para acionar o servo (polarizador) em horizontal/vertical. Havia apenas a alimentação de 5 V. Abri o aparelho e segui o percurso do pulso até a barra tripolar. Encontrei então o transistor Q115 (BC547) aberto, impedindo o chaveamento do mecanismo do servo. Fiz sua substituição e com isso o aparelho voltou a funcionar.

TV CTP 6765- U-S Sanyo


TV CTP 6765- U-S
 AUTOR: Alexandre José Nário Jataúba - PE
MARCA: Sanyo
DEFEITO: Inoperante
RELATO:
                 Trata-se de um defeito característico da fonte de alimentação. Abri o aparelho e com o multímetro comecei a testar os componentes da fonte chaveada, principalmente no setor em que circulam correntes intensas. Um resistor de grande dissipação, por exemplo, é um indicativo de que no local circula uma corrente intensa. Ao testar o resistor R322 (22 ohms x 7 W), encontrei-o aberto. Fiz a troca e, com isso, o aparelho voltou a funcionar normalmente.



*Artigo publicado originalmente na revista Eletrônica Total - Ano 19 - N°130

TV em cores FP3 2001 D


TV em cores FP3 2001 D

 
 Defeito: Imagem apenas na metade inferior da tela
 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba – PE
Marca: CCE
Relato:

             Pelo sintoma, fui diretamente ao estágio vertical onde testei os componentes passivos que polarizam o integrado IC301 (TDA9309), mas todos estavam bons. Fiz a substituição do IC301, porém o problema persistiu. Com o auxílio do esquema elétrico localizei o oscilador vertical (interno ao IC501), e nas suas saídas (pinos 46 e 47) onde deveria haver 2,3 V, as tensões estavam ausentes. Efetuei a troca do IC501 (TDA8374A – vídeo/croma/vertical/horizontal/oscilador/driver) e, com isso, o defeito não se manifestou mais.

TVC TC 2001 Mitsubishi


 TVC TC 2001


 DEFEITO: Não funciona
 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba – PE
Marca: Mitsubishi
Relato:

          Este é um defeito muito comum, o que levou a uma improvisação interessante. Como o aparelho não funcionava, comecei a análise pela fonte de alimentação. Com a TV desligada da rede e o multímetro em ohms x1, medi a continuidade dos principais componentes da fonte, logo encontrando o fusível F301 aberto e a ponte retificadora D911 em curto. Troquei o fusível (3,15 A) e como não dispunha da ponte D911, fiz sua substituição por 4 diodos 1N4007 ligados em ponte (ver figura). Com isso o televisor voltou a operar normalmente.

TV em cores HPS-1401B


 TV em cores HPS-1401B

 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba – PE
Marca: CCE
Defeito: Imagem trêmula
Relato:
           Este é um tipo de defeito de difícil análise, pois são diversos estágios do aparelho que podem causá-lo. De início, verifiquei os seguintes estágios: fonte de alimentação, setor horizontal e estágio vertical, além de procurar maus contatos ou soldas frias por toda a placa de circuito impresso. Tudo sem sucesso. Em seguida, passei ao estágio de luminância e crominância. Feitos alguns testes estáticos (com o aparelho desligado da rede) com o multímetro nos principais componentes periféricos ao IC501 (TDA8374A), encontrei o resistor R401 (15 k) com seu valor alterado. Sua resistência estava em torno de 100 k ohms. Ao trocá-lo, o televisor voltou a funcionar normalmente.

Videocassete FX - 6500 AIWA


 Videocassete FX - 6500
 AUTOR: Alexandre José Nário
MARCA : Aiwa
DEFEITO:
Funcionamento intermitente.
RELATO:
           Como o aparelho só entrava em funcionamento depois de várias tentativas, inicialmente procurei por um mau contato ou solda fria na PCI. Estava tudo normal. Liguei o aparelho na tomada, mas ele não funcionou, mesmo com todas as tensões da saída da fonte normais e sem ripple. Suspeitei de problemas no circuito de clock e reset, pois é comum levarem a esse tipo de defeito.  Ao verificar o capacitor C154 (1 μF x 50 V) fora do circuito, encontrei-o com fugas elevadas. Esse capacitor é responsável pela inicialização (reset) do microprocessador IC101. Feita a substituição do capacitor, o aparelho voltou a operar corretamente.




* Originalmente publicado  na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19 - N° 132 / 2008.

TVC com VCR conjugado 20 PV 471 / 18


 TVC com VCR conjugado 20 PV 471 / 18
 AUTOR: Alexandre José Nário
MARCA: PHILIPS
DEFEITO: TELA APAGADA (SEM TRAMA), SOM NORMAL.

RELATO:

          A tela apagada e o som normal são indícios de que o problema está no setor horizontal ou no circuito de polarização do cinescópio. Inicialmente, verifiquei se existia MAT aproximando meu braço da parte  frontal do tubo de imagem ao ligar o aparelho. Não notei a atração dos pelos, o que ocorre quando há MAT normalmente. Abri o aparelho e comecei fazendo um exame visual nos componentes em torno do flyback, encontrando uma solda fria no diodo D6531. Refiz a solda e, com isso, a imagem voltou sem problemas.






* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19 - N° 132 / 2008.

Rádio Gravador Estéreo com CD CS - 555 CCE


 Rádio Gravador Estéreo com CD CS - 555
 AUTOR: Alexandre José Nário
MARCA:  CCE
DEFEITO:
Não reproduz o CD.
RELATO:

            Ao ligar o aparelho, percebi que todas as funções estavam normais, com exceção do CD. Ao colocar um  CD no compartimento, observei que na unidade óptica, a lente objetiva e o motor de giro do disco (spin) estavam inativos, caracterizando ausência de alimentação.
            Examinei o conector CN502 (localizado na placa da fonte), que é responsável pela alimentação da unidade óptica, e onde deveria encontrar 5 V, medi 0 V. Testei os componentes associados a esse conector, encontrando o transistor Q508 (BC327) aberto na junção base/coletor. Fiz a substituição de Q508 e com isso o aparelho voltou a reproduzir CDs normalmente.




* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19 - N° 132 / 2008.

DVD 2200N LG


 DVD 2200N
AUTOR: Alexandre José Nário
MARCA: LG
DEFEITO:
Inoperante (tinha sido ligado em tensão errada)

RELATO:


             Como o aparelho havia sido ligado em tensão errada, parti para a análise da fonte chaveada (SMPS). Com uma simples inspeção visual, percebi que o varistor Z901 (SVC681D10A) estava estourado e o fusível F901 (1,5 A) aberto. Substituí ambos e liguei o DVD numa lâmpada de série de 60 W, por precaução. O aparelho permaneceu inoperante.
             De posse do esquema e com o auxílio do voltímetro notei que havia tensão no capacitor C905, a qual desaparecia no pino 1 do IC901, alimentação esta responsável pela inicialização da fonte. Com o equipamento desligado da rede e com o ohmímetro, fiz alguns testes nos componentes ligados ao IC901, encontrando o resistor R904 (470 kohms) completamente aberto, impedindo a inicialização da fonte. Fiz sua troca e o aparelho voltou a funcionar corretamente.






* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de série - Ano 19 - N° 132 / 2008.

Receptor de satélite VT 1000 Antenas Santa rita


 Receptor de satélite VT 1000
 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba – PE
 
APARELHO/MODELO: Receptor de satélite VT 1000
MARCA: Antenas Santa Rita

RELATO:

            Como o display não acendia, a primeira providência foi verificar se havia tensão na saída do IC U1 (regulador de tensão de 5 V). Neste ponto foi encontrada uma tensão muito baixa (aproximadamente 2 V). Isso levava a duas possibilidades para o problema: IC U1 (7805) com defeito, ou alguma parte do circuito em curto, fazendo a tensão da fonte baixar.
           Desconectei o terminal 3 do U1 para isolar a fonte do restante do circuito e novamente medir a tensão neste ponto, no qual foram observados os mesmos 2 V, enquanto que no terminal 1 havia uma tensão de 12 V. O U1 estava com problemas. Feita sua substituição, o aparelho voltou a funcionar corretamente.






* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total n°133 Ano 19 - 2008.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Televisor em cores PCR-1447 Philco


 Televisor em cores PCR-1447
 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba – PE
APARELHO/MODELO: Televisor em cores PCR-1447
DEFEITO: Não funciona
MARCA: Philco

RELATO:
           Primeiramente, foi feita uma verificação completa na fonte chaveada, sendo encontrados os resistores R922 e R923 (fusistores) carbonizados. Normalmente, a queima de componentes passivos ocorre devido a queima de outros componentes. Seguindo a malha de componentes danificados, encontrei o diodo D923em curto. Feita sua substituição, o televisor voltou a funcionar sem problemas.

Obs.: Para fazer o teste depois da substituição dos componentes utilizei uma lâmpada de série de 150 W para o caso do problema persistir, ou se houvesse algum curto.




* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total n°133 - Ano 19 - 2008.

Televisor em cores PC-2043 PHILCO


 APARELHO/MODELO: Televisor em cores PC-2043
 DEFEITO: Imagem repuxando nas laterais
 AUTOR: Alexandre José Nário - Blumenau – SC
MARCA: Philco
RELATO:

           O aparecimento de distorções (repuxo) nas laterais da imagem é característico de ripple (ondulações) na linha de +B da fonte de alimentação, geralmente provocado pelo capacitor de filtragem sem capacitância ou aberto. Abri o aparelho e retirei o capacitor C905 (220 µF/385 V) do circuito.
            Ao analisar o componente com um capacímetro, notei que ele se encontrava totalmente aberto, ocasionando o sintoma apresentado. Ao fazer a substituição do capacitor C905, o televisor voltou a funcionar com uma imagem normal.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total Nº137

Mini System A-850-BL CCE


 APARELHO/MODELO: Mini System A-850-BL


 DEFEITO: O controle remoto não funciona com o aparelho
 MARCA: CCE
 AUTOR: Alexandre José Nário - Blumenau – SC 
RELATO:
                   Inicialmente testei o controle remoto, encontrando-o em perfeito estado. A dica para testar um controle remoto qualquer é a seguinte: através de uma câmera digital (ou de um celular) é possível visualizar a luz infravermelha emitida pelo controle remoto, ao ser pressionada qualquer tecla. É um teste prático e eficiente. Abri o aparelho e segui o sinal com um osciloscópio a partir do sensor remoto IR801 (localizado na PCI frontal) até o microprocessador IC601 (localizado na PCI lateral), quando encontrei o resistor R608 (1k ohms) completamente aberto. Feita sua troca, o aparelho voltou a funcionar normalmente.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total Nº138

TVC HPS-2008 CCE


 TVC HPS-2008

 
 DEFEITO: Imagem serrilhada
 AUTOR: Alexandre José Nário - Blumenau – SC
MARCA: CCE
RELATO:

              Diante do defeito apresentado, a suspeita recaiu sobre o estágio vertical, pois na imagem havia muitos traços horizontais. Neste televisor, o componente principal do setor vertical é o circuito integrado IC301 (TDA9309). Por experiência, deduzi que dificilmente este tipo de defeito é causado por problemas no integrado e sim, por algum componente passivo ligado ao yoke. Então testei os componentes associados ao IC301 e ao yoke, encontrando o resistor R307 (330 ohms) completamente aberto. Bastou fazer a sua troca para a imagem voltar a se apresentar da forma normal.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total Nº136