sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TV CTP 6765- U-S Sanyo


 TV CTP 6765- U-S

 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
MARCA: Sanyo
DEFEITO: Inoperante

RELATO:

        Trata-se de um defeito característico da fonte de alimentação. Abri o aparelho e com o multímetro comecei a testar os componentes da fonte chaveada, principalmente no setor em que circulam correntes intensas. Um resistor de grande dissipação, por exemplo, é um indicativo de que no local circula uma corrente intensa. Ao testar o resistor R322 (22 ohms x 7 W), encontrei-o aberto. Fiz a troca e, com isso, o aparelho voltou a funcionar normalmente.



*Artigo publicado originalmente na revista Eletrônica Total - Ano 19 - N°130

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mini System A-850-BL CCE



Mini System A-850-BL




 AUTOR: Alexandre José Nario
Marca: CCE
Defeito: CD Player funciona por poucos minutos

Relato:
               De início liguei o aparelho na função CD e ele funcionou normalmente por alguns minutos, parando em seguida. Suspeitei de algum problema na unidade óptica ou aquecimento excessivo de qualquer componente ativo. Antes de começar a testar qualquer circuito ou componente, toquei nos componentes, e notei que o integrado que forma o drive da unidade óptica (IC702) apresentava um aquecimento anormal. Testei a sua alimentação e componentes associados ao IC702 (TZA1048) mas não encontrei nada de diferente. Fiz a sua substituição e deixei o aparelho sob teste por horas seguidas. O defeito não mais se manifestou.


Figura 1

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mini-System MCS-25A CCE


 Mini-System MCS-25A

 AUTOR: Alexandre José Nario
Marca: CCE
Defeito: Volume muito baixo

Relato:

          Esse é um defeito que está ocorrendo com bastante freqüência nos micro-systems e mini-systems de diversos fabricantes, mas que tem sempre o mesmo componente responsável: o potenciômetro de volume. Os potenciômetros usados de 6 terminais possuem uma pista de grafite muito sensível, e em pouco tempo de uso apresentam problemas de desgastes e rompimento. Uma forma simples de comprovar se realmente o defeito se encontra no potenciômetro de volume, consiste em dar um curto no potenciômetro entre R131 e o positivo de C351 (ou entre R132 e o positivo de C3520. Caso o volume volte no máximo é porque o potenciômetro está com problemas. Feita a troca o aparelho volta ao ter o funcionamento normal.


Figura 1

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TV em cores PC - 2035 Philco


 TV em cores PC - 2035
 AUTOR: Alexandre José Nário
MARCA: Philco
DEFEITO:
Televisor desligando - se constantemente.

RELATO:
                De acordo com os sintomas, parti para o setor de proteção e desarme da fonte chaveada que tem como elemento principal o SCR Q901 (SMD). Retirei-o do circuito e com o ohmímetro constatei fugas entre seus terminais, o que causava o desarme da fonte. Como não dispunha do SCR original CR51S, substituí esse componente por um TIC106, e com isso o televisor voltou a funcionar normalmente.

Importante: Uma prática condenável que muitos técnicos usam é inibir a atuação do SCR, retirando-o do circuito. Sem o SCR o televisor funciona normalmente, mas sem proteção, pois se ocorrer qualquer problema, a fonte não vai desarmar, causando estragos consideráveis no aparelho, com a queima de muitos componentes.





* Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19 - N° 132 / 2008.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DVD Player DVP530-BK (Philips)


 DVD Player DVP530-BK

 AUTOR: Alexandre José Nario - Blumenau - SC
DEFEITO: Inoperante
MARCA: Philips
RELATO:
           Inicialmente, desliguei os conectores CON202 e CON203 com o objetivo de isolar a fonte do restante do circuito e ao medir as tensões nos conectores, encontrei-as todas zeradas, o que confirmava que o defeito estava realmente na fonte chaveada.  Por ser uma fonte simples e com poucos componentes, fiz os testes com o ohmímetro (aparelho desligado da rede) e não descobrindo nada de anormal, suspeitei do integrado U201 (TEA1522P), responsável pelo chaveamento de toda a fonte.  Retirei o integrado do circuito e fiz o conhecido teste de resistência comparada com outro componente novo.  As diferenças de valores entre os dois integrados evidenciavam que o U201 estava com defeito. Feita a troca, o aparelho voltou a funcionar novamente.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Ano 19 - Edição 129

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Receptor de Satélite T-1200 Master


 Receptor de Satélite T-1200 Master

 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
DEFEITO: Imagem com perda de sincronismo
MARCA: Tecsat

RELATO:

             Esse é um defeito muito comum nesse tipo de aparelho. A imagem perde o sincronismo constantemente. Como a perda ocorre de forma intermitente, o diagnóstico pode parecer difícil, mas a prática revelou que o problema é causado pela saída de RF enviando o sinal de forma excessiva. Uma forma simples de reduzir o sinal no sentido de se obter melhor rendimento, consiste em se deixar o fio terra do plugue CN3 da saída de RF desligado. Com isso, o aparelho voltou a funcionar corretamente.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Ano 19 - Edição 129

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Videocassete NS-X100


 Videocassete NS-X100
 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
Marca: Mitsubishi
Defeito: Funcionamento intermitente e o display não acende
Relato:
            Medi a tensão de filamento da válvula (display) onde encontrei a tensão de 4,4 V, normal para a excitação, mas ao verificar a alimentação das grades e segmentos encontrei uma tensão bem negativa (-35 V), no lugar de um potencial positivo para o correto funcionamento do display. Minha suspeita estava no microprocessador IC5A0 ou componentes periféricos. Ao testar os componentes ligados ao IC5A0, não encontrei nada de anormal. Antes de fazer a troca do microprocessador, resolvi substituir os cristais X5A0 e X5A1 que determinam o clock do microprocessador. Com a troca de ambos, o aparelho voltou a funcionar normalmente.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Videogame Playstation 2 SPH-50001


Videogame Playstation 2 SPH-50001
 
 AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
DEFEITO: Funcionamento intermitente
MARCA: Sony

RELATO:

          Depois de uma inspeção visual em busca de problemas de contato ou solda, não encontrando nada de anormal, liguei o aparelho, e com o voltímetro percebi que, quando o defeito se manifestava, a alimentação de 12 V x 7,2 A desaparecia. O problema estava portanto na fontem chaveada.
         Ao analisar o circuito da fonte, notei que não havia tensão no terminal 13 do integrado IC1 (DAP002) responsável pela inicialização da fonte. Segui a linha +B em direção ao integrado e encontrei o resistor SMD R4B (100k ohms) alterado para algo em torno de 200 k. Esta alteração estava ocasionando a intermitência do aparelho. Como não dispunha de um resistor SMD equivalente, fiz sua substituição por um resistor discreto comum. Ao religar o aparelho, o defeito não mais se manifestou.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Ano 19 - Edição 129

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DVD player LG 2200N


DVD 2200N
 Autor: Alexandre José Nario
Marca: LG
Defeito: Não funciona

Relato:

               Diante do defeito e de posse do esquema iniciei os testes pela fonte de alimentação, principalmente pelos setores em que circulam correntes intensas. Com o multímetro na função ohmímetro fiz testes estáticos em toda a entrada da rede: tomada, cabo, fusível, ponte retificadora, etc. Encontrei o fusível F901 (1,6 A) aberto e a ponte retificadora DB901 (SIWBA60) totalmente em curto. Troquei o fusível e como não encontrei a ponte original fiz uma adaptação com 4 diodos 1N4007. Depois dessa troca o aparelho voltou a funcionar.


Figura 1

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dreamcast NKT-3020


 Videogame Dreamcast NKT-3020
 Conserto de um videogame.
 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
Marca: Sega
Defeito: Fonte desarmando

Relato:

         Ao ligar o videogame notei que o LED Power acendia e em poucos segundos apagava. Abri o aparelho e com o voltímetro constatei que as tensões na saída da fonte chaveada (conector CN3) existiam apenas enquanto o LED Power permanecia aceso. Mantendo o aparelho ligado à rede elétrica, pude constatar que o capacitor C3 (filtro da fonte) aquecia em excesso e ao testá-lo fora do circuito verifiquei que estava com fuga (em torno de 100k), o que provocava o desarme da fonte. Substitui o capacitor C3 (100 uF x 200 V) e com isso o videogame voltou a funcionar normalmente.


Figura 1

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um Cd player inoperante volta a funcionar.


 CD Player de sistema integrado RCD2600

 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba - PE

Marca: Samsung
Defeito: Inoperante

Relato:

Analisando a fonte de alimentação, encontrei tudo em ordem (5 V na saída do regulador). O próximo suspeito foi o circuito de reset do microprocssador iC7530, pois ao ligar a fonte, o terminal de reset do pino 440 do microprocessador deve ser aterrado para limpar a CPU para permitir a inicialização do sistema. Testei o transistor Q2000 encontrando-o normal, mas ao testar o capacitor eletrolítico C2221 (4,7 uF) encontrei-o com fuga excessiva. Com a troca desse componente, o aparelho voltou a funcionar.


Figura 1

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Receptor de Satélite FX-1000


 Receptor de Satélite FX-1000
 Autor: Alexandre José Nário - Jataúba - PE
Marca: Century
Defeito:
Não muda a polarização Vertical/Horizontal (Acionamento do servomotor).

Relato:

     De início coloquei um servomotor para análise na parte traseira do receptor (GND, +5V e Pulso) e ao acionar a chave de polarização SW401 (que muda a fase do servomotor) nada ocorreu, indicando que o problema era no receptor. Abri o aparelho e inicialmente fiz um exame visual, encontrando R404 (4,7 ohms) com sinais de sobreaquecimento. Retirei-o do circuito e ao testá-lo constatei que estava aberto. Esse resistor serve de proteção (fusistor) contra ligações erradas do servo. Fiz sua troca e com isso o receptor voltou a acionar o servomotor.


Figura 1

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Video game Super Nintendo


 Videogame Super Nintendo SNES-001
 Autor: Alexandre José Nario - Blumenau - SC

Marca: Nintendo
Defeito: Queima freqüentemente o integrado regulador

Relato:
Este é um aparelho muito popular no Brasil, apesar de não ser mais fabricado. Quanto ao defeito, o integrado regulador U101 (LM7805) apresentava problemas com poucos dias de uso. Não encontrando nada de anormal no aparelho, fui a casa do cliente onde constatei com o osciloscópio que a distribuição de energia naquela região era problemática, sendo ela a causadora da queima freqüente do circuito integrado regulador da fonte. Para solucionar o problema liguei um diodo 1N4007 entre a saída e a entrada do U101. Esse diodo tem a função de proteger o regulador contra um eventual surto de tensão. Com esse procedimento o problema foi resolvido de forma definitiva.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reparação - Balança Eletrônica


APARELHO/MODELO: Balança Eletrônica Mod. Prix 111

DEFEITO: Não funciona; MARCA: Toledo

AUTOR: Alexandre José Nário - Jataúba - PE


RELATO:

Ao ligar o aparelho, percebi que o display não acendia. Ao abri-lo, verifiquei que havia tensão sobre o capacitor C10. Prosseguindo na análise observei que, ao colocar o multímetro na escala DC no terminal do gate do Power FET Q1, o ponteiro do instrumento oscilava. Inicialmente, testei os componentes de polarização, acoplamento e desacoplamento do circuito integrado U1 (rsponsável pelo disparo do FET), além da tensão de +B. Estavam todos normais. Fiz então a substituição do CI U1 (UC3842) e, com isso, o aparelho voltou a funcionar corretamente.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total Nº138